Novo Warhammer 40.000 – Moral
Chegamos ao artigo diário descrevendo a fase de Moral do novo Warhammer 40.000. Muito se mudou, e a cada artigo que se passa, mais vejo o quão mortal o jogo se tornou. Segue abaixo a tradução:
No Milênio 41, a moral desempenha um papel vital.
Batalhas podem ser vencidas ou perdidas por bravas ações de defensores obstinados ou mesmo, fadadas ao fracasso devido ao pânico instaurado por ações específicas das forças inimigas.
A moral sempre fez parte de Warhammer 40.000. Porém, na edição passada, várias vezes parecia que ela poderia ser largamente ignorada – pois muitas unidades eram imunes a seus vários efeitos. Embora, quando ela se aplicava, você tinha que fazer vários testes – era muito comum que uma unidade tivesse de fazer mais de meia dúzia de testes de liderança em um turno, o que causou um efeito de retardamento no jogo.
A nova fase de Moral é simples e só acontece uma vez por turno de jogador, ao término de todas suas outras fases. Ela se aplicará a quase todas unidades, e representa os guerreiros fugindo do campo de batalha, morrendo devido a reação das ondas de choque psíquicas de seus aliados, ou recuando com seus irmãos feridos ou caídos. De fato, existirão poucas unidades que não sentirão seus efeitos.
As mecânicas são simples – todas unidades, que sofreram baixas num turno, devem fazer um teste de Moral ao seu término. Você só joga um dado, adiciona o número de modelos da unidade que foram mortos, e o número que passar do valor da Liderança da unidade, equivale a quantidade de modelos perdidos.
É isso! Nada de unidade recuando, sem testes de reagrupamento – tudo se foi.
Logo de cara, você nota que isso será bastante brutal, e que as unidades que sofrerem grandes baixas num turno podem voltar a perder muito mais na fase de Moral, caso sua jogada seja ruim. Por outro lado, unidades de um único modelo (como muitos veículos) não terão que testar, pois são uma unidade de um, não há outros modelos em seu esquadrão para serem perdidos.
Existem algumas coisas que podem lhe ajudar nesta fase. Um Apóstolo Sombrio do Caos (Chaos Dark Apostle), por exemplo, permite a todas as unidades da mesma Legião, usarem sua Liderança. Ou, você pode usar algumas unidades para tornar os testes de seu oponente mais difíceis – o Caça Espectral Hemlock (Hemlock Wraithfighter), por exemplo, reduz a Liderança das unidades inimigas por 1, se estiverem há 12″ dele (isso equivale a um modelo adicional perdido em cada teste falho).
Então, isso é a moral.
Agora, passamos por todas as fases do jogo. Amanhã, daremos uma olhada em alguns dos novos acontecimentos e na história do novo Warhammer 40.000, e então, na sexta-feira, daremos uma olhada nos exércitos Forjados para Batalha (Battle-forged).
4 Resultados
[…] de um Comissário (Comissar) próximo – que limita as perdas de um teste de Moral falho – A Astra Militarum é completamente devotada. Mesmo os Ratlings – Com suas […]
[…] Repugnante, eles são uma escolha bastante consistente. Esta unidade também nunca faz testes de moral, significando que você terá de matar até o último deles (zumbis?), o que […]
[…] mesma forma, a moral quase não é tão problemática para os Orks como era. Os Boyz possuem […]
[…] dos Genestealers, o Patriarca também permite às unidades próximas ignorarem a moral, e ele se beneficia da regra especial Lealdade Inquestionável, a qual todos os Personagens […]