Sistema de Campanha Legionários 40K 2016
Nosso grupo iniciou suas atividades em 2012 e, apesar de jogarmos mensalmente durante quase dois anos, cada batalha era independente. Os momentos de grande vitória ou de derrota miserável são lembrados por nós com carinho, mas não impactaram os confrontos seguintes. E assim foi até recolhermos nossas minis no início de 2014, entrando num bloqueio pela Warp que duraria longos 18 meses.
No entanto, em 2015 tal tempestade cessou, e o grupo retomou suas atividades fortalecido por sangue novo. Procurando superar aquela ausência de significado das partidas independentes nós pensamos em organizar alguns eventos no Legionários. Desse brainstorm saíram a Liga e a Campanha.
A Liga será abordada em um post posterior. Vamos nos ater à Campanha aqui.
Existem diversos tipos de campanha possíveis em Warhammer 40k. Escolhemos o tipo Mapa para o ano de 2016. Fácil de entender e visualmente agradável, foi a escolha perfeita para o grupo. Utilizamos o Planetary Empires como base para nosso mapa e sistema. O sistema de regras foi parcialmente modificado por mim para atendermos nossas necessidades.
Campanha Its Only War!
O Início
- A Campanha será composta por missões No Time for Peace 500pts (mesa 4×4) e Eternal War 750pts (mesa 6×4).
- Mapa com N (numero de jogadores) x 5 territórios.
- Definir iniciativa. Rolagem simples de dados.
- Sorteio de edificação. Cada jogador pega duas edificações, aleatoriamente, e as separa. Caso sorteie a Hive City deve descartar qualquer território anterior e se retirar de novos sorteios.
- Cada jogador possui bandeira de uma cor. Distribuir os territórios entre os jogadores até todos estarem preenchidos. Cada participante começará com 5 territórios.
- Os jogadores distribuem seus territórios, seguindo a ordem anterior. Portos Espaciais e Hive City são fixos.
Condições de Vitória
- Dominar 09 territórios.
- Ter enfrentado todos os adversários.
Como Jogar
- A campanha é disputada através de um sistema de Turnos. Cada um deles terá duração de um mês, podendo ser disputado em qualquer oportunidade que seja conveniente aos jogadpores. Cada Jogador terá direito a fazer até três ataques por turno.
- A campanha terá a duração de 6 Turnos (janeiro a junho de 2016).
- Cada jogador pode disputar batalha contra qualquer oponente que esteja adjacente a um território seu ou em qualquer lugar se possuir um Porto Espacial (este também conta como adjacente a qualquer outra estação espacial)
- No início do Turno cada jogador irá declarar seus três ataques. Jogadores casuais que possuam um Voucher de Obediência podem utilizamos neste momento.
- Após escolher seu território alvo, o jogador atacante escolhe o estilo de jogo (NTfP ou EW). Disputa de Territórios com estruturas devem ser sempre Eternal War 750pts.
- Cobertura do terreno depende do title, conforme especificado no mapa.
- Determinar os Bonus (metade dos valores se for No Time for Peace, devendo ser distribuído igualmente entre as 5 unidades, permitindo unidades acima de 100pts):
- Compare o número de territórios que cada jogador possui. Se um jogador possui menos, ele ganha 40 pontos para cada território a menos.
- Adicione os bonus das estruturas.
- Os jogadores devem anotar o vencedor e se foi uma Vitória Maior (aniquilar o adversário ou terminar com o dobro ou mais de pontos de vitória do que o derrotado.
- Ao fim do Turno será efetuado a tentativa de tomada de territórios.
Estruturas
- Estação de energia: Fornece a energia necessária para posicionar suas tropas antes da batalha. Ambos jogadores adicionam os pontos conforme a tabela abaixo conforme o numero de Estações de Energia que eles controlam. Se um jogador possui mais, ele adiciona +1 ao dado quando escolhendo Aéra de Depoimento, inciativa, roubando iniciativa e para reservas. Se o total for o dobro, adicione +2. +3 se for o triplo.
- Gerador de Campo de Força: Torna mai difícil capturar o território e adjacências. O oponente deve subtrair o primeiro modificador da sua Rolagem de Conquista quando tentar dominar o Gerador de Campo de Força e subtrair o segundo modificador quando em um território adjacente.
- Manunfactorum: Produzem os materiais necessários para sua força de combate. Ambos jogadores adicionam os pontos conforma a tabela. Se um jogador possui a mais, adiciona 40pts extras. Se possui o dobro, adiciona 80. 120 se o triplo.
- Bastião de Comando: Ambos os jogadores adicionam pontuação conforme a tabela. Se um jogador possuir mais, role 1d6, 2d6 se o dobro ou 3d6 se o triplo. para cada 4+ o jogador pode escolher uma unidade e dar-lhe uma habilidade especial do Livro de Regras. Cada unidade pode receber apenas uma habilidade.
- Hive City: Conta como Porto Espacial, Estação de Energia, Gerador de Campo de Força, Manunfactorum e Bastião de Comando.
Army
|
Estação de Energia
|
Bastião de Comando
|
Gerador de Campo de Força
|
Manufactorum
|
Space Marines
|
10
|
10
|
-4/-1
|
6
|
Astra Militarum
|
6
|
8
|
-5/-2
|
11
|
Orks
|
9
|
6
|
-3/-1
|
9
|
Tyranids
|
8
|
7
|
-4/-2
|
10
|
Eldar
|
10
|
11
|
-2/-1
|
6
|
Tau
|
8
|
9
|
-4/-2
|
8
|
Necrons
|
7
|
8
|
-5/-2
|
9
|
Dark Eldar
|
11
|
9
|
-2/-1
|
7
|
Chaos Marines
|
10
|
10
|
-4/-2
|
6
|
Daemons
|
D6+5
|
D6+5
|
-D6/-D3
|
D6+5
|
Outros
|
9
|
9
|
-4/-1
|
8
|
Fim do Turno
- Cada jogador que venceu uma batalha pode tentar tomar o controle do território de seu oponente.(obs: na tabela abaixo substitua “round”por “turno”; substitua “hás defense line, ruins…”por “território com 50% ou mais de cobertura%”)
- A chance de tomar o controle do território depende da localização e quão fácil é defendê-la. a Tabela de Conquista mostra o valor que deve ser atingido com 2d6, assim como modificadores, para a captura ser bem sucedida.
Tabela de Conquista
Local 2D6 para captura
Território é adjacente a algum pertencente ao jogador vitorioso 5+
Território não é adjacente a algum pertencente ao jogador vitorioso 7+
Modificadores
Vitória menor -2
Território possui Densidade de 50% ou mais -1
Território possui uma Estrutura -1
Território possui um Gerador de Campo de Força -Modificador
Tentando capturar mais de um território por turno -1 para cada território após o 1
|
A campanha termina assim que um jogador obtiver o controle do seu nono território e tiver enfrentado cada um dos outros jogadores. Se dois ou mais atingirem esses critérios ao fim do mesmo round eles se enfrentarão em combate direto (missão em comum acordo) para definir o vencedor.
Regras para Jogadores Casuais
- Jogador Casual é definido como aquele jogador que não deseja assumir o compromisso de participar regularmente da campanha.
- Seu primeiro adversário é escolhido por sorteio. O mesmo se dá com o território do combate.
- Cada Jogador da Campanha só pode ser alvo de algum Jogador Casual uma vez por Turno.
- Não existem modificadores de pontuação envolvidos. Os jogos são 500pts No Time for Peace ou 750pts Eternal War.
- O jogador Casual tem iniciativa 1 para definir seu adversário, ficando atrás apenas de algum jogador Fixo que tenha ficado sem jogar no round anterior.
- O vencedor da batalha ganha um “Voucher de Obediência”. Ele pode direcionar o movimento do perdedor a qualquer momento, gastando esse Voucher, desde que seja um alvo válido.
Falta de Jogador Fixo
- Caso haja falta eventual de algum jogador fixo seus territórios estarão bloqueados durante o Turno, não podendo ser alvo de ataques.
- Caso algum jogador esteja encurralado por um faltante, excepcionalmente, será permitido que aquele cruze o terreno do jogador ausente para atacar um terceiro jogador.
Desistência da Campanha
- Caso algum jogador deseje desistir da campanha os seus territórios serão distribuídos igualmente, por sorteio, entre os demais jogadores, começando pelo que possui menos territórios. A quantidade de territórios necessários para vencer a partida é acrescido de 1.
- O Jogador Fixo será declarado como desistente caso falte dois turnos seguidos.
Novo Jogador na Campanha
- É permitido, a qualquer momento, a entrada de novos jogadores. No início do Turno os demais jogadores, começando pelo que tem mais territórios, distribuem os 5 Territórios Iniciais do Novo Jogador. Este, por sua vez, sorteia duas estruturas e escolhe os locais onde desejará instalá-las.
Nota do Editor
Todos os tópicos de Battle Report relacionados a campanha estarão marcados com a tag “Campanha 2016“, facilitando assim todas as buscas pelos relatórios dos combates da campanha.