Como escolher seu exército – Parte 1
Quando alguém começa a jogar W40K (ou qualquer outro wargame), a principal pergunta que ele deve responder
é: Com qual exército jogar?
Esta pergunta é a mais importante, pois define para onde irá todo seu investimento inicial, conheço pessoas que desistiram do jogo simplesmente porque não se fez essa pergunta, pegou o primeiro exército disponível e não se adaptou a forma de jogar desse exército.
Por sugestão de Utamir, resolvi ler alguns artigos sobre o assunto na internet, e tentar indexar alguns pontos importantes que são abordados neles (todos esses artigos estão citados no final desse texto).
Dividirei esse texto em duas partes, na primeira, que é essa, abordarei a parte mais estética da coisa, e no segundo detalharei cada exército, para facilitar a escolha.
Listarei abaixo os principais pontos que devem ser considerados ao se escolher o seu primeiro exército, perceba que eles não estão numa ordem de importância, seguem eles:
Aparência dos modelos
Para mim um dos principais pontos a serem considerados, você precisa achar os modelos do seu exército
legais, se empolgar com eles, para cada vez mais querer vê-los na mesa.
O universo de W40K é bem abrangente e a GW costuma obter inspirações em diversos ramos da cultura pop (ou não :p), temos inspirações desde a nossa já conhecida Fantasia Medieval, com os élficos Eldars e Dark Eldars, passando pelas forças armadas de nosso mundo atual, com a Guarda Imperial dos Astra Militarum, até os animescos mechas dos Tau.
No site da Games Workshop existem sessões especificas de venda de cada exército, é um bom começo para dá uma olhada nos modelos.
Pintura dos modelos
Algumas pessoas têm preferencias em determinadas cores, ou mesmo não gostam de pintar as miniaturas (apesar de adorarem as minis pintadas nas mesas :p), outros preferem miniaturas mais detalhadas, para demonstrar todo seu lado artístico.
Alguns exércitos são bem fáceis de pintar, como os Necrons, ou até os Space Marines básicos (por não terem muitos detalhes e usarem poucos modelos em mesa). Com umas duas ou três cores você já consegue ter uma miniatura toda pintada, suficiente para ficar bonita na mesa.
É importante saber que exércitos que jogam em Horda (abordaremos isso abaixo), possuem muito mais modelos em mesa, necessitando de muita pintura. Mas com dedicação tudo se consegue, um dos jogadores de nosso grupo, pintou seus 500 pontos de Tyranids – umas 40 miniaturas – em aproximadamente 3 semanas.
Para quem tem medo, e acha que não consegue, não se subestima, a maioria do grupo da gente nunca tinha pintado nada, até pintar as suas miniaturas, e apesar de não serem necessariamente uma obra de arte, faz inveja a muitas pessoas – principalmente que nunca tentaram.
História do exército
Existe quem não ligue para história do jogo e tudo mais, mas acho que a grande maioria se deixa levar por isso e assim como a aparência dos modelos, se você for desse tipo de pessoa, é bem importante você conhecer e gostar da história do seu exército. A história de W40K é inspiradora, todos gostam de ganhar, mas mais ainda, as pessoas gostam de histórias sendo contadas, histórias inspiradoras sobre suas vitórias. Vários romances são lançados todo ano sobre o universo do jogo, cada um focado em um ou mais exércitos do jogo. Então, para quem ler em inglês, é uma mão na roda – para quem não ler, é uma boa forma de começar.
Imagine você sendo um fiel defensor do Império e depois ser “bulinado” por seu grupo de jogatina porque seu exército na história do W40K, é na verdade um conhecido traidor do império.
Gostar da história do exército está diretamente ligado a gostar dos modelos do exército. Eu sempre fui fã das histórias nórdicas e as invasões vikings na Europa lá para o século IX, isso me fez escolher os Space Wolves – ou Space Vikings, como queira :p – sem pestanejar, pois são selvagens/bárbaros que vivem em tribos num planeta gelado e foram treinados como space marines para protegerem o Império.
Pesquisar e Conversar
W40K existe desde os anos 80, existem diversos jogadores espalhados mundo a fora – escondidos ou não
– uma boa forma de tirar suas dúvidas é conversando com pessoas que já jogam, ou pesquisando na internet.
Vários sites sobre W40K encontram-se na net atualmente. Fóruns, portais, comunidades, etc. Informações sobre o jogo são criadas e trocadas desde seus primórdios.
Após tirar sua dúvida inicial sobre qual exército você deseja jogar – ou pelo menos ter filtrado suas escolhas – tire suas dúvidas com outros jogadores ou na internet, o que começar a comprar, o que é mais divertido, etc, sempre baseando no que você espera do seu exército.
Bem, ficamos por aqui, na próxima parte deste texto tentarei resumir cada exército para centralizar a informação e facilitar a escolha.
Referências
- A Imagem dos Black templars sobre Speed Paint foi tirada desse site:
- http://www.40konline.com/index.php?topic=222670.0
- Imagem do Sons of Horus retirada deste site:
- https://www.artstation.com/artwork/son-of-horus
- Este texto foi baseado nos seguintes sites:
- http://space-wolves-grey.blogspot.com.br/2010/02/choosing-40k-army.html
- http://www.miniwargaming.com/content/i1GDcSi77Uza
- http://creativetwilight.com/how-to-play-40k-choosing-the-right-army/
- http://www.gameskinny.com/fywle/how-to-pick-your-first-warhammer-40k-army
Uma questão que me veio a mente quando li essa matéria sua foi “o que mais atrai no jogo?” Creio que essa resposta ajuda bastante na escolha do exército. Pra mim são a beleza das peças e a estória por detrás de cada exército.
Não acho difícil que a pintura possa, por si só, ser determinante, até porque quando começamos a “mergulhar”nesse universo, fatalmente nos vemos tentados a personalizar o nosso; e nada é mais pessoal sem ser agressivo do que a pintura.
É verdade Utamir, o jogo tem diversas nuâncias, e apesar de ter demonstrado quais as minhas preferidas no texto acima, cada pessoa costuma focar em algo…
Assim como você gosto muito da historia e beleza das peças, mas também conhecemos quem só gosta de jogar (Jefferson)…
Isso é o legal desse jogo, cada um foca no q gosta 🙂
Dark Angels Derdimininuuuu 😛