BR Orks x Tau 09/07/2016
O Verde e o Amarelo
Segue o Battle Report da peleja ocorrida em 09 de julho de 2016.
Um dia de estreias. Pela primeira vez eu, com meus Orks, enfrentei os Tau do Salomão, que vem tendo um ótimo desempenho com seu army. Também foi a estreia da Mulligan como palco para nossas batalhas. Um espaço amplo, receptivo, com alimentação no local. Ótima opção para a galera de Recife que procura um local para encontrar os amigos.
Trouxemos listas de 750 pontos para a mesa. Escolhemos o adversário, o set e a missão aleatoriamente, então sempre precisamos pensar em listas flexíveis e aptas a lidar com os mais diversos desafios. Aqui não tem espaço pra lista counter!
Os Orks vieram com suas forças Unbound, focado em mobilidade e poder de fogo. A minha ideia ao montar este army era ter mobilidade suficiente para escolher minhas batalhas e, juntamente com uma miríade de unidades pequenas, negar o poder de fogo do adversário, que veria uma boa parte da sua tropa ser sub-utilizada, turno a turno. Pode até parecer estranho, mas considero essa lista como sendo Control, baseada em “Point Advantage”, derivado do conceito de Card Advantage do Magic. Essencialmente uma lista de tiro, com um tempero de Close Combat. Como meu adversário é Tau, shooter por excelência mas uma desgraça no combate físico, decidi que seria uma boa idéia assumir um papel de agressor, ou “beatdown”, conforme o texto sagrado “Who’s the Beatdown?“, de Mike Flores. Nunca jogou Magic: the Gathering e não sabe do que estou falando? Dedique um tempo e leia o artigo, vale muito a pena. Seus conceitos podem ser aplicados em qualquer jogo e, quiçá, na vida!
Orks
Warboss com Warbike e PowerClaw – Astrukk Dreamkrusha na Warbike w/ BigBrauliuz
3x Lootas (5 modelos)
2x Warbikes (Nob com Big Choppa + 2 Warbikes)
6x Deffkoptas com Big Shoota
2x Deffkoptas com Rokkit e Buzzsaw (Os pretos, pertencentes ao Clã Goff)
Os Deffkoptas estão todos separados em unidades de um modelo. Ou seja, a lista tem 8 unidades dos helicópteros do capeta.
Antes que me perguntem, este é Astrukk Dreamkrusha na Warbike w/ BigBrauliuz.
Uma conversão feita a partir do warboss da caixa Assault on Black Reach e uma bike ork normal. Não está completo ainda, falta alguns detalhes e a arte final. A arma central, a BigBrauliuz, é magnetizada e a versão atual representa uma twin linkked Dakka Gun. A morte sobre rodas. O processo de conversão dessa mini foi muito instrutivo e merece um post próprio no futuro.
Voltando ao que interessa, a força Tau do Salomão veio com sua formação clássica.
Tau
Commander w/twinlinkked missel pod + Drone Squad w/pulse carabine
3x Crisis xv 88 (3 unidades de 1 Crisis cada, com burstcannon)
3x Strike Team (com 5 modelos cada, armados com Pulse Rifle)
Stealth Team (3 modelos, com burstcannon)
Piranha w/ burstcannon + Seeker Missel
Uma lista tão bem pensada, tão bem pensada, que até a sua escrita forma um padrão geométrico.
Os deuses do Aleatório decidiram que jogaríamos, na mesa de média cobertura, a missão Eternal War: Crusade, com 4 objetivos, deployment Dawn of War. Fui afortunado com essa disposição da mesa, pois as distâncias mais curtas facilitariam meu trabalho. A sorte sorriu novamente quando obtive o direito de escolher o lado e começar o jogo. Dispus minhas bikes e jetbikes no limite da área de Deployment. Embora a foto ao lado não mostre, havia duas tropas de Lootas no morro central, quase na borda da mesa, e uma no morro mais ao sul. Astruk, com sede de sangue, associa-se a um dos deffkoptas Evil Sunz, aproveitando o movimento de Scout deste e preparando-se para o combate. Todos os deffkoptas fazem o mesmo. A idéia era avançar e efetuar Turbo-booster, assaltando em todas as frentes no turno 2. Na minha concepção um Strike Team Tau não aguentaria o combate sequer contra um defflopta isolado, com sua T5, quanto mais contra um enxame deles.
Salomão dividiu suas forças ao longo da mesa e deixou o Stealth Team e Crisis Suits na reserva. Provavelmente sua intenção era ocupar espaços e tentar controlar o centro, e a possibilidade de receber um Crisis Team nas costas deixa qualquer um cabreiro, mas isso acabou dividindo suas forças e enfraquecendo sua capacidade de responder aos meus assaltos com seu Overwach OverPower.
Enquanto eu planejava mentalmente meus turnos 2 e 3, a sorte me traiu. Night Fight não valeria no primeiro turno e, pior ainda, Salomão conseguiu roubar a iniciativa. Eu seria obrigado a suportar uma fase completa de tiro dos Tau a mais, o que sempre é perigoso.
Os Tau fazem uma verificação de campo para identificar as ameaças e selecionar o alvo prioritário. O Commander, responsável pelo flanco esquerdo do campo de batalha, tem ampla visão das forças Orks e comunica às suas tropas a sua decisão.
É hora do tiro, bebê!
Quase todo o poder de fogo Tau foi concentrado contra o Warboss + Deffkopta. Apesar de ser T5 e do Jink, foi o suficiente para derrubar o helicóptero e causar 1 wound no Warboss. Como o deffkopta era uma unidade por si só, Salomão ganhou First Blood, saindo na frente. Pois é… essa é a desvantagem de se jogar com unidades pequenas, é quase certo que o adversário irá conseguir esse objetivo secundário. Eu pretendia conquista-lo através da minha artilharia Loota contra a Piranha, mas não deu. Trabalho feito, os Tau passam o turno.
Início do Turno 1 Ork
Os deffkoptas avançam para seus alvos. Astruk, exposto pelo abate do seu guarda costas, opta por flanquear pela direita e ir à caça do Comandante Tau. Para isso ele se junta a uma unidade de Warbikes que tinham o mesmo objetivo.
Na fase de tiro os deffkoptas descarregam seus big shootas na infantaria inimiga. Apesar de estarem bem próximos, não podem assaltar devido ao movimento de Scout do início da partida. Os Lootas fazem algumas baixas nos drones guarda-costas do Commander e o Warboss+Warbike faz turbo-booster para encurtar a distancia ao seu alvo.
Como podemos ver na foto ao lado, O Commander Tau era alvo de uma gangue completa de Orks motorizados e enfurecidos. Ciente do perigo que se aproximava, ordenou que suas forças eliminassem imediatamente a ameaça. Ele, seus drones, a Piranha e a Crisis XV 88 descarregaram tudo que tinham, conseguindo eliminar a unidade quase que por completo. O único sobrevivente foi… Astruk! Ainda mais enfurecido devido à perda de suas motos (é difícil encontrar bons mecânicos Meks por aí…) e com as costas completamente rasgadas por projéteis Tau que o atingiram, mas foram incapazes de causar dano real (pararam na Toughness 6, falhando na jogada To Wound). Vendo que Astruk ainda vinha em sua direção, o Commander usa seus JetPacks e recua para posição mais protegida.
O Strike Team que defendia o extremo flanco direito obteve sucesso na eliminação do deffkopta Badmoon que rumava em sua direção. Assim termina o Turno 2 dos Tau.
Neste momento os Orks continuavam para trás na disputa, precisando ter uma turno de impacto para firmar posição e tentar quebrar a confiança do Salomão, nosso comandante Tau.
Orks – Turno 2
Incapaz de alcançar sua presa e sem a proteção adequada de seus boyz como bucha de canhão, Astruk decide momentaneamente mudar seu alvo. Ele é ork, mas não é bobo. Com um grito selvagem ele convoca o deffkopta Badmoon mais próximo para junto de si, e rumam para dar cabo da Piranha. Os dois Koptas Goff, armados com Killsaws, como é próprio de um goff, avançam contra a Crisis Suit que teve a audácia de irritar seu Warboss com uma saraivada covarde de tiros pelas costas. O kopta Evil Sunz se prepara para assaltar o Strike Team mais próximo.
No flanco Ork esquerdo um Warbiker Nob e seu assecla sobrevivente (o outro foi eliminado por pulses rifles no turno anterior, fato não registrado por mim) caçam outro Crisis Suit. A dupla de koptas não é o Caveirão do Bope mas subiu o morro em busca dos Tau escondidos, inacessíveis aos Lootas.
Nesta fase de tiro as três unidades Lootas mostraram a que vinheram. Uma chuva de artilharia, mais persistente do que precisa, foi capaz de explodir a Piranha, enfraquecer o Strike Team que estava ao seu alcance e eliminar os três últimos drones guarda-costas do HQ inimigo. Os Goff Koptas tiveram sucesso ao explodir a Crisis Suit com rokkits. Era chegada a hora do assalto Ork! Os soldados Tau localizados no centro do mapa também são eliminados pela combinação de tiros de deffgun dos Lootas e das Big Shoots dos Deffkoptas.
A dupla Kopta falha no assalto, para vergonha geral da nação verde, mas o mau exemplo não é seguido pela dupla de moto. Apesar de serem conhecidos como incapazes no combate corpo-a-corpo, o Crisis Suit resiste à investida e temos um empate. É, meu caro Nob, uma power claw faz falta às vezes…
Damos início ao terceiro turno da disputa. Salomão consegue trazer à mesa seus últimos reforços. O terceiro e último Crisis Suit desce dos céus em posição de tiro contra Astruk. A equipe Steath Team faz o mesmo, reforçando o flanco esquerdo Tau. O poder de fogo Tau mais uma vez elimina o companheiro de estrada do warboss, que aguenta mais alguns tiros sem sofrer dano algum, assim como o deffkopta Evil Sunz no flanco esquerdo.
A fase e combate tende a ser rápida, apenas com o desenrolar da batalha Crisis Suit x warbike Nob + warbike boyz, com vitória parcial para estes últimos, que causaram um wound no adversário… mas espere! O que é isso? Esse Crisis aí de cima resolve investir contra o Warboss!!!!!! Isso é previsto no manual de batalha Tau? É coragem ou loucura? Ele fez um seguro de vida e tem uma família beneficiária em casa? Isso dá certo? Bem, ele tem S5, Save 3+, Astruk está ferido… há uma chance!
Neste terceiro turno s Orks continuam em sua caça ao Commander. Com a eliminação do Steath Team pelos Lootas na fase de tiro, a queda do flanco direito dependia apenas da derrota do HQ Tau. Finalmente Astruk Dreamkrusha estava em posição para lançar seu ataque! Ele acelera sua moto, desvia dos tiros de overwach e entra em combate corporal contra o inimigo. O general Tau tem sua chance de atacar primeiro, devido à iniciativa maior. No entanto seus golpes são amortecidos pela alta Resistência (Toughness) do Ork. Quando chega sua vez, o warboss mostra porque a Power Claw é uma das armas mais temidas do universo conhecido. Acertou três vezes, mas bastou o primeiro golpe para eliminar seu inimigo (S10 x T4, o que gera Instant Death).
No flanco esquerdo os Orks também têm sucesso na eliminação do Strike Team localizado atrás do morro e da Crisis Suit que estava em combate com as motos, levando ao seguinte cenário:
É chegado o quarto turno e a situação Tau é desoladora. Com todas suas forças eliminadas, exceto por um bravo Strike Team, e apesar de ainda estar à frente no placar por 4 x 2 (First Blood + Objetivo 5 x Slay the Warlord + Linebreaker), o general Salomão capitula por considerar sua situação insustentável por mais dois turnos, o necessário para, com sorte, a partida acabar. Assim, os sobreviventes Tau se retiram e Astruk Dreamkrusha e sua Waaaghhh são declarados vencedores!
O warboss recebe o epíteto “O cascudo” por ter suportado 12 tiros e dois mísseis somente com sua Toughness. E, conforme podemos ver pela foto ao lado, parece ter apreciado o combate e já está pronto para outra!
Grande Jogo!
Vida longa à Waaaghhhh de Astruk DreamKrusha, O Cascudo, Terror de Viutna!
O report ficou massa, hwqeuhwqeuhwqeuwqeh bigbrauliuz, so achei estranho uma coisa :p a capa da materia… teus mekz não fazem gorknautz nem deffdreddz uwehwqewe
Uma vergonha o grupo inteiro se render a um ork… Pra a lista dele só falta um Dark Angel. O pau é que ele ganha dos outros mas é a cabeça de um soldado meu que enfeita o Chefe fedorento dele.