Warhammer 40.000: O RPG – Space Marines – Recrutamento

Essa é a segunda parte do nosso artigo sobre Space Marines, aqui traremos um pouco sobre o processo de recrutamento deles, que será detalhado posteriormente nos artigos específicos de cada Capítulo.
Cada Capítulo de Space Marines tem seus próprios métodos de recrutamento de jovens guerreiros para preencher suas fileiras. Muitos são baseados num único planeta natal e recrutam desta população, estabelecendo provações e testes para eliminar todos os prováveis candidatos, exceto os mais fortes e mais fiéis. Esses mundos são geralmente tecnologicamente atrasados com fortes sociedades militaristas, cujos os filhos do sexo masculino com potencial são cada vez mais forçados para que possam, um dia, ter uma chance para se unir às fileiras dos Space Marines. Estes são geralmente conhecidos por tais pessoas como “guerreiros estelares”, “guerreiros celestiais”, ou nomes parecidos. Devido aos Mundos Ferais serem violentos, primitivos e não domesticados, seus habitantes invariavelmente fornecem excelentes recrutas. Entretanto, devido à verdadeira agressão e ao instinto assassino psicótico, alguns dos recrutas podem ser os melhores assassinos das cidades-escória que percorrem os poços mais escuros dos muitos Mundos Colmeias do Império. Conduzidos à violência extrema pelas pressões da vida nos Mundos Colmeias, esses assassinos impiedosos são geralmente ignorados pelas autoridades. Eles são recrutas ideais para os Space Marines, e às vezes, as gangues inteiras da cidade-escória são caçadas e submetidas às provações. Apenas poucos recrutas são retirados dos Mundos mais Civilizados do Império.
Estes planetas, usados pelos Space Marines como mundos de recrutamento, são observados cautelosamente pelos Apotecários e Capelães do Capítulo. A pureza genética da população deve ser mantida, para conservar estas qualidades que melhor servem aos propósitos dos Space Marines. Sua saúde espiritual também é mantida, para certificar-se que nenhuns traços de influência dos Poderes Destruidores se manifestem. Tais observações são geralmente realizadas à distância, e é raro para a sociedade ter qualquer contato direto, ou o conhecimento, sobre os Space Marines, ou, em muitos casos, mesmo sobre o Império. Os oficiais do Capítulo podem visitar a cultura uma vez por geração e serão objetos de mitos e lendas. Estes poderosos guerreiros além-estrelas são figuras de admiração, e sua palavra é lei. A natureza das provações definidas pelos forasteiros varia enormemente, mas todas são tão árduas que apenas um punhado passa por elas. Este que falha pode até ser sortudo de sobreviver, pois muitas provações possuem a forma de um ritual de combate, a caça de uma grande fera, ou a performance de feitos incrivelmente perigosos de força e bravura. Na conclusão das provações, estes poucos Aspirantes que foram considerados dignos são levados, invariavelmente, para nunca mais verem seu povo novamente.
É sempre uma grande honra para uma família ter um filho escolhido pelos Space Marines, mesmo para sociedades com pouca ideia da grandeza da galáxia além de seu mundo. Os Space Wolves são um exemplo disto. Os Wolf Priests dos Space Wolves vasculham as tribos guerreiras de seu planeta natal, Fenris, procurando pelos jovens mais fortes e bravos, enquanto que os Ultramarines, tradicionalmente, retiram seus candidatos dos quarteis de treinamento de elite de todo um grupo de sistemas planetários conhecidos coletivamente como Ultramar, o reino dos Ultramarines. Outros Capítulos não possuem um único planeta natal e viajam a galáxia em gigantescas frotas de naves de batalhas, recrutando ou de uma série de mundos padrões, ou das zonas de guerra nas quais foram atribuídos. Os Black Templars são um exemplo de um Capítulo baseado em frotas, assim como os Dark Angels. Uma vez aceitos, os jovens Aspirantes se tornam Neófitos e iniciam seu regime de treino e aprimoramento biológico. Cada Capítulo tem suas próprias tradições relacionadas à iniciação do recruta nas lendas e segredos. Este processo às vezes funciona em paralelo aos tratamentos biogenéticos que o Neófito deve sofrer. Enquanto as transformações físicas procedem, a mudança espiritual também ocorre. Ambas temperadas pela experiência contínua no campo de batalha e em rituais aos quais o Neófito deve participar. A natureza de tais ritos varia enormemente de um Capítulo a outro.
Alguns são cerimônias solenes recordando o sacrifício que o Imperador fez pela humanidade. Outras são celebrações rústicas que se baseiam na cultura e na natureza do planeta natal do Capítulo. Outros mais são sangrentos e bárbaros, envolvendo rituais sangrentos, escarificação ou amputação. Todos são vitais para o funcionamento arcano do Capítulo, e sua participação é um pré-requisito da aceitação do Neófito pelos seus possíveis irmãos de armas. Tais são os rigores do treinamento que muitos não sobrevivem. Se ele é aleijado no campo de batalha, ou se encontrou espiritualmente ausente num ritual particularmente exigente, um Neófito pode ser expulso, e seu futuro com o Capítulo, cortado. Em alguns casos, o Neófito pode transgredir um dos muitos artigos da Lei do Capítulo, e ferir-se na guerra pode ser uma prova preferível à punição. Muitos destinos possíveis aguardam aqueles que caem no caminho desta maneira. A maioria tem uma lavagem cerebral e se torna Servo do Capítulo – criados e lacaios. Os menos afortunados são transformados em Autômatos vivos, cibernéticos – servos biomecânicos sem mente, que existem apenas para auxiliar os Techmarines do Capítulo na operação de máquinas pesadas e frequentemente perigosas. Um número muito raro ainda pode ascender a posições de poder relativo dentro da casa feudal do Capítulo, mas mesmo o faz-tudo de maior status não passa de um servo humilde e sem nome aos olhos dos Irmãos de Batalha.
Os mundos dos quais os Space Marines recrutam, muitas vezes, têm uma ampla gama de lendas sobre os Adeptus Astartes. Como muitos das comunidades em questão são primitivos ou bárbaros, as pessoas consideram os Space Marines como figuras do além: “anjos da morte” que chegam uma vez em uma geração, para testar e levar os seus filhos mais fortes. Em mundos mais avançados, as pessoas terão mais entendimento de quem e o que os Adeptus Astartes são, e consideram o sucesso de um Aspirante como uma honra para toda a comunidade. Em alguns mundos, o conhecimento de que um ancestral antigo foi recrutado pelos Astartes é tão bom quanto uma patente de nobreza, retratos do herói lendário adornam os muros e orações são feitas a ele como se ele fosse um santo do Culto Imperial nos tempos de necessidade.
Continua…