Facção em Foco: Space Marines
E como se não bastassem a enxurrada de exemplos nos diversos artigos sobre a nova edição do Warhammer 40.000, o artigo da série Facção em Foco de hoje também é sobre eles: Os Space Marines.
Segue abaixo a tradução:
A série Facção em Foco retorna hoje, pois Frankie está de volta para nos falar um pouco sobre os Adeptus Astartes.
Eles não conhecem o medo e são os Anjos da Morte, servem como o punho enviado pelo Imperador, a fim de levar a morte aos inimigos da humanidade. Eles são a facção mais icônica do Warhammer 40.000: Os Space Marines. Embora sejam considerados heróis por muitos do Imperium, são inegavelmente monstros para os seus inimigos. A facção mais popular do universo de Warhammer 40.000 está de volta com reforços – os novos Space Marines Primaris.
Os exércitos dos Adeptus Astartes são atualmente mais jogados de duas formas. Uma é o estilo de jogo da Companhia de Batalha, que consiste de vários Space marines, canhões gravitacionais e veículos (geralmente gratuitos). Em suma, as vezes parece que eles são quase um exército de horda. A outra forma, é uni-los aos Space Wolves e Dark Angels, para combinar as diversas sobreposições de Regras Universais Especiais dos Personagens, em uma única e poderosa unidade.
Na nova edição do Warhammer 40.000, os jogadores de Space Marines terão uma grande variedade de opções para montarem suas forças. Embora, isto possa significar que atualmente esses dois estilos mais populares não sejam mais tão eficazes, também significa que agora se pode olhar novamente para a enorme variedade de unidades disponíveis e saber que todas podem se encaixar no seu exército.
Vamos começar com os Centuriões, visto que esses caras são bem populares desde o seu lançamento. Eles recebem o lança-misseis Centurião, que faz D3 tiros com força 8, PA -2, fazendo D3 de dano. Eles também podem pegar dois canhões lasers, o que significa que estes caras são aterrorizantes contra modelos com Resistências alta e muitos Ferimentos. Agora, se o que você teme são as hordas, não se preocupe, eles ainda podem pegar dois bolters pesados e bolters furacões, distribuindo uma chuva de tiros a cada turno. Estes modelos serão extremamente difíceis de matar com sua defesa 2+ e 3 Ferimentos. E esteja certo de manter um Apotecário por perto para manter estes caras vivos e atirando.
Mas, e a pergunta que todos têm em mente? E os canhões gravitacionais? As armas que sozinhas mudaram o jogo no atual Warhammer 40.000? Bem, estou muito feliz em dizer que as armas gravitacionais ainda são boas, mas felizmente, foram ajustadas para serem uma arma muito mais razoável. Elas não afastam mais do jogo certas unidades por estas serem escolhas relativamente fracas diante delas. Mas elas ainda desferem um golpe desagradável naqueles que tenham estes modelos em suas coleções.
Em seguida, falaremos um pouco sobre os Predadores. Os Predadores não são muito vistos em jogo já faz um tempo. Como notado acima, com a abundância de armas gravitacionais nas mesas, ser um veículo era um obstáculo. Felizmente, este não é mais o caso. Os Predadores são poderosos, capazes de carregar 4 canhões lasers para a batalha, enquanto possuem Resistência 7 com 11 Ferimentos – este veículo é agora uma unidade muito assustadora. O Predador será seu zagueiro, derramando morte tanto aos transportes quanto as unidades de elite. Equipe-o com auto-canhão e bolters pesados, ou com uma mistura de qualquer uma destas escolhas, pois você pode atirar com cada arma em alvos diferentes! Certifique-se de dar a estes valentões um novo trabalho de pintura em honra a nova edição e consiga algum espaço naquelas malas dos exércitos, pois os Predadores estão de volta!
Que tal conversamos um pouco sobre o famoso Primarca que acabou de voltar, Roboute Guilliman? Já vimos todas as suas estatísticas e ele parece um monstro com seus 9 Ferimentos e 6 Ataques. Sua arma também é boa, sendo de Tiro Rápido 3, dando-lhe 6 tiros na metade do alcance. Ela também tem Força 6, PA -1 e faz 2 de dano por tiro – essencialmente um auto-canhão com mais tiros em uma plataforma que acerta com 2s a torna especialmente mortífera. Ele também carrega a espada do próprio Imperador que lhe dá +2 de Força e fatia a armadura do inimigo com PA -4 e 3 de Dano por corte. Além do mais, acertando 6+ para ferir, a arma causa um adicional de D3 ferimentos mortais… Ui! Este cara sozinho pode matar a maioria das coisas no jogo.
Sua nova armadura também é bastante impressionante, dando-lhe uma defesa invulnerável de 3+ e lhe permitindo voltar com um 4+ na primeira vez que ele morrer. Boa [glossary_exclude]sorte[/glossary_exclude] ao tentar matar Roboute. Ele não pode ter mais nada para ele, não é? Bem, ele também dá a todos os Ultramarines a 6″ dele a habilidade para rejogar as jogadas para acertar e para ferir. Isso é magnificamente poderoso. Guilliman é um guerreiro tirado direto das lendas e será visto em muitas mesas.
Finalmente, vamos falar sobre os icônicos Couraçados dos Space Marines. Estas máquinas, infelizmente, ficaram ultrapassadas por outras unidades hoje em dia. Mas isso está para mudar. Os Couraçados na nova edição estão com Resistência 7 e com 8 Ferimentos, o que faz deles muito mais resistentes que antes. Eles também possuem 4 Ataques com Força 12, PA -3 e 3 de Dano cada, o que fará um dano grave em qualquer alvo. Seu lança-chamas pesado é excelente para os tiros de reação e para matar hordas, e as armas pesadas que ele pode pegar também o fazem assustador à distância. Prevejo vários Couraçados equipados com canhões lasers vinculados num futuro (distante?) próximo.
Já não é tão simples lidar com um Couraçado, e eles podem ser tão assustadores no combate corpo a corpo quanto atirando. Como todos os veículos, eles não precisam mais se preocupar com a tabela de danos punitivos, que o tornavam sem valor devido à imobilização, etc. É um belo dia para ser um Couraçado…. Você sabe, apesar de estar horrivelmente ferido e preso num sarcófago ambulante.
Os Space Marines são um exército muito versátil e funcionarão mais parecidos com sua história sem os pontos grátis e personagens bombas. Espero que todos vocês estejam prontos para retomar a galáxia, pela humanidade!
Frankie faz parte da equipe responsável por alguns dos maiores eventos independentes de Warhammer 40.000 no mundo, incluindo o Las Vegas Open, o Bay Area Open e o recentemente anunciado, Southern California Open. Um ávido jogador durante anos, com um recorde impressionante em torneios, ele também fez parte da equipe de testes da nova edição do Warhammer 40.000, gastando centenas de horas para garantir que esta nova edição seja excelente para todos os jogadores (Obrigado Frankie!).
Então, basicamente, ele sabe do que está falando.
Revisado por João Cavalcanti.