Novo Warhammer 40.000 – A Fase de Combate
O artigo diário de hoje, da nova edição, é sobre a fase preferida dos meus filhos de Russ, a fase de combate corpo a corpo, ou só combate como eles estão a chamando, deixo abaixo sua tradução:
Agora vamos nos aprofundar na melhor fase – o combate (a não ser que você seja um Guerreiro de Fogo… sinto muito).
Esta é a parte do novo Warhammer 40.000 com algumas das maiores mudanças. Já vimos em nosso artigo sobre os perfis de unidades que a Iniciativa já era. No lugar dela, a prioridade de acerto é baseada na fase anterior, na qual as unidades que completaram a carga golpearam primeiro.
Existe uma ênfase definitiva em fazer uma carga efetiva para o combate – estas unidades atravessaram todo o campo de batalha, elas enfrentaram o fogo inimigo assim como seus tiros de reação, e agora finalmente chegam em combate – elas irão, pelo menos, conseguir atacar.
As unidades ativadas ganham um movimento livre de 3″ em direção ao inimigo mais próximo. Este pode ser usado para chegar a 1″ das outras unidades inimigas, se você for esperto, arrastando mais inimigos para o combate corpo a corpo e prevenindo-os de atirarem no próximo turno, mesmo se você não fez uma carga diretamente neles (não lhes dando nenhuma chance de reação). As linhas de armas inimigas precisam tomar cuidado em como posicionam suas unidades de suporte, para evitarem que também sejam arrastadas para o combate.
Após os modelos fazerem as cargas, os jogadores se revezam para ativar as unidades em toda a mesa para o combate – isso pode tornar-se bastante tático, pois ambos os jogadores precisam escolher os combates nos quais sejam mais importantes causar um grande dano, limitando a retaliação do inimigo em seus modelos mais valorosos ou frágeis.
Também existem algumas unidades que podem interromper esta sequência para atacar fora do turno – Tyranids com chicotes e Demônios de Slaanesh, por exemplo – além dessa sequência também ser influenciada pelos Estratagemas (mas sobre isso em breve) se seu exército for Forjado para Batalha (Battle-forged), tudo isso adiciona um nível diferenciado de profundidade tática a fase.
Os jogadores terão muito mais influência sobre o desenrolar do combate, do que apenas as estatísticas dos modelos envolvidos, tanto no seu turno quanto no do seu oponente (embora, ainda não deveríamos esperar que por enquanto, os soldados da Guarda triunfem sobre uma unidade de Berserkers de Khorne – Preparem as baionetas!).
Outra coisa que temos visto é que as jogadas para acertar agora possuem valores estabelecidos. Isto é representado com unidades dedicadas ao combate geralmente arcertando com um 3+, enquanto que os modelos representando os guerreiros mais competentes do milênio 41 (Guilliman, o Lorde do Enxame (Swarmlord), Ghazghkull Thraka, e outros mais) agora acertando com 2+!
As armas de combate corporal (que olharemos mais em detalhes no futuro) também ganharam novas regras – Algumas cortarão facilmente através de armadura, enquanto outras acertarão com força suficiente para causar vários ferimentos que podem mutilar ou mesmo matar os modelos inimigos mais poderosos.
Em geral, essas mudanças levam a combates mais mortais do que nunca. Os generais, que coordenarem com êxito suas cargas por todo o campo de batalha, serão recompensados com uma fase de carnificina total, enquanto que seus oponentes terão que trabalhar duro para minimizar o dano recebido, e cuidadosamente considerar suas opções de retaliações.
Espere que os combates sejam duros, sangrentos e táticos – exatamente como deveriam ser.
Voltaremos amanhã com alguns novos detalhes sobre a moral – e depois veremos o dano que os tiros, os poderes psíquicos e o combate podem fazer – você pode culpar alguém por fugir?
Em conversa com o pessoal da comunidade Warhammer Brasil, resolvemos alterar a tradução de Charge para Carga, ao invés de investida, em breve também alterarei o termo nos artigos anteriores.
5 Resultados
[…] bruto, ganhando +2 no dano se tirar um 6 para ferir. Esta unidade estará dominando suas fases de Combate no novo Warhammer 40.000. Quando você emparelhá-los com alguns dos personagens que […]
[…] disso ele adquiriu Ataques e Força! Assim ele pode lutar (ainda que não muito bem) no combate. Isto representa ele, literalmente, batendo ou atropelando as unidades […]
[…] para o combate, ou pros tiros, ou para uma mistura dos dois, este Couraçado irá obliterar. Todas […]
[…] Contraofensiva também é muito bom, com a habilidade de interromper as cargas, por todo o campo de batalha, do seu oponente, para golpear afrente de algumas das unidade…. Ela funciona melhor, é claro, se suas unidades forem firmes no combate e se pelo menos uma […]
[…] Fase de Combate […]