Novo Warhammer 40.000 – Cidades Mortais
No artigo diário de hoje, sobre a nova edição do Warhammer 40.000, a Games Workshop nos fala um pouco sobre as Cidades Mortais, que como o antigo suplemento homônimo, nos traz regras para os combates urbanos. Segue abaixo a tradução:
Hoje, daremos uma olhada no brutal combate urbano do Milênio 41 e um pouco sobre como os terrenos normalmente funcionam na nova edição.
As batalhas nas extensas colmeias góticas do Imperium fornecem muitas das imagens de guerra mais icônicas do Milênio 41. Para recriar batalhas como estas na nova edição, você não precisa ver nada além das Regras Avançadas das Cidades Mortais do novo Warhammer 40.000. Estas regras, como as regras de Assalto à Linha de Defesa que já vimos, são uma adição opcional para tematizar suas batalhas e adiciona mais variedades às suas partidas. Nestes tipos de partidas, certas unidades prosperarão, enquanto outras terão seus caminhos mais limitados pelo campo de batalha.
Então, falando em cidades… vamos falar sobre as ruínas.
A alvenaria em ruínas da, outrora orgulhosa, arquitetura Imperial, ultimamente, tem sido bem importante nos campos de batalhas do Warhammer 40.000. No novo Warhammer 40.000, elas ainda serão, mas a forma que elas interagirão com o jogo será um pouco diferente. Seu impacto toma a forma de bônus para unidades com certas palavras-chaves e limitações para outras.
As infantarias são as grandes vencedoras aqui. Só elas possuem a flexibilidade e a destreza para se moverem facilmente entre os níveis de um edifício, sobre paredes em ruínas, através de portas, escotilhas e janelas, assim como tomar vantagem de buracos explodidos das próprias ruínas. Elas também são as únicas unidades que se beneficiam de cobertura naturalmente, apenas por estar numa [glossary_exclude]ruína[/glossary_exclude]. As outras unidades (monstros, veículos, etc….) precisarão realmente estar obscurecidas para ganhar qualquer bônus.
Nas partidas de Cidades Mortais, estes bônus foram melhorados – se uma unidade não se move, seu bônus de cobertura por estar em uma [glossary_exclude]ruína[/glossary_exclude] é aumentado de +1 para +2 na sua Defesa de Armadura, representando a unidade em busca de cobertura e fortificando sua posição. Isto pode tornar até mesmo um humilde esquadrão de Soldados da Guarda difícil de se eliminar, e uma unidade com armadura de energia quase invulnerável.
Porém, não apenas as infantarias, as unidades voadoras também se darão muito bem em partidas de Cidades Mortais, já que são capazes de saltar de telhado em telhado facilmente. Algumas destas unidades também serão infantaria! Imagine enfrentar um exército completo de Raptors dos Senhores da Noite nas tortuosas ruas de uma colmeia arruinada, e você começa a entender o que a palavra terror significa…
Claro que nem tudo são flores para as infantarias. Existem soluções para os inimigos entrincheirados. Granadas por exemplo. Qualquer Granada arremessada numa unidade, que esteja dentro de ruínas, sempre contará como tendo tirado o número máximo de acertos (6, no caso de uma granada de fragmentação) e pode rejogar para ferir, graças a regra de missão “Fogo no Buraco”.
Uma última coisa que as Cidades Mortais nos fornece, é uma nova seleção de Estratagemas. Um dos nossos favoritos é Rato de Esgoto, que lhe deixa colocar uma unidade sorrateira de infiltradores subterrâneos, na cara do inimigo ou direto num objetivo durante o posicionamento.
Uma zona de guerra onde a narrativa certamente clama por batalhas de Cidades Mortais é Ultramar. Ao Término da Gathering Storm, já vimos as forças das Legiões Traidoras lançarem seus ataques aos mundos utópicos* dos Ultramarines. Agora, as grandes cidades de cada planeta estão cercadas por campos de batalha ou são o próprio campo de batalha.
Com sua casa sobre cerco, é melhor você acreditar que a libertação dos 500 Mundos*** está no topo da lista da Cruzada Indomitus de Guilliman…
* Bem, ao menos pelos padrões Imperiais.
** Estando em estase por 10.000 anos, é provável que para Guilliman, ainda pareça que foi ontem que os liberou das Legiões Traidoras pela primeira vez….