Ferramentas Táticas – Habilidades de Aura
Há algumas semanas, o site Warhammer Community começou uma nova série de artigos para o Warhammer 40.000, uma série focada em dicas táticas para o jogo. Abaixo, segue a tradução do primeiro destes artigos:
Na nova edição de Warhammer 40.000, as habilidades de aura são a chave para a vitória. Um jogador que um uso adequado das habilidades de aura pode transformar as unidades mais simples em uma ferramenta mortal. Os gênios de Warhammer, Dean e Matthijs, estão de volta com um guia sobre como vencer suas partidas com esta mecânica nova e versátil. Matthijs e Dean saíram da Holanda e se encontraram durante uma partida acalorada de Shadow War: Armageddon. Depois que Dean atraiu Matthijs para uma devastadora e mortífera armadilha, concluíram que estavam destinados a se tornarem os melhores amigos. Dean as vezes ajuda Matthijs com seu blog, aos-tactics.com, onde eles tentam entusiasmar os outros a verem uma derrota, não como um contratempo, mas como uma chance de aprender e melhorar.
Matthijs: Todo exército se levanta e cai com a proeza de seus comandantes. Isto não difere no Warhammer 40.000. A grandeza e a habilidade de seus comandantes são representadas por habilidades que melhoram as suas eficiências de combate ou aquelas dos seus soldados companheiros. Algumas dessas habilidades afetam todos os modelos aliados ou unidades dentro de um certo alcance. Chamaremos estas de “habilidades de aura” e pode ser uma grande fonte de [glossary_exclude]força[/glossary_exclude] e sinergia para o seu exército.
Neste artigo, discutiremos o que as habilidades de aura são, como você pode otimizar suas propriedades e como você pode lidar com os comandantes inimigos que as usam.
Habilidades de Auras
No Warhammer 40,000, várias unidades possuem habilidades de auras que auxiliam os aliados próximos. Estas habilidades geralmente só afetam unidades com uma palavra-chave específica. Em alguns casos, esta é uma palavra-chave de facção como “Imperium”, enquanto que em outras situações a palavra-chave será mais especifica. Por exemplo, um Captain da Raven Guard só permite às unidades aliadas de Raven Guard a 6″ rejogarem as jogadas de resultado 1.
Existem várias habilidades de aura diferentes em todas as diversas facções, variando desde rejogadas até a um aumento fixo nas estatísticas. Na maioria dos casos, as habilidades de aura virão dos personagens, impedindo os inimigos de selecioná-los como alvo na fase de Tiro, a menos que sejam o modelo mais próximo da unidade inimiga. Construir o seu exército em volta de habilidades de aura especificas lhe permitirá criar um exército forte baseado em sinergias.
Otimizando as Habilidades de Aura
A maioria das habilidades de aura sozinhas não são superfortes, mas se tornam muito poderosas quando usadas da maneira correta. Existem duas coisas a se considerar quando otimizando suas habilidades de aura: quais unidade você auxilia, e como isso se relaciona ao seu estilo de jogo?
Unidades para auxiliar
Quando você está construindo um exército fortemente sinérgico, escolher os alvos corretos de suas auras é a chave para seu sucesso. Por exemplo, permitir com que as armas de plasma possam rejogar as jogadas de acerto de 1 é um impacto muito maior do que teria em bolters padrões.
Quando buscando pela unidade certa para ser auxiliada com sua aura, você sempre deve olhar para o impacto que pode ter e qual o papel que você precise que ela tenha em jogo. Quando você percebe que suas unidades de Chaos Cultists continuam sendo abatidas por tiros de bolter, pode ser uma boa ideia substitui-los por Poxwalkers auxiliados por Typhus – sua habilidade “Host of the Destroyer Hive” aumentará a Força e a Resistência de todas as unidades de Poxwalker a 7″ em 1.
Quando investindo pontos em uma habilidade de aura, você sempre deve tentar ter quantas unidades possam se beneficiar dela quanto possível. Se seu exército consiste de mais Demônios de Tzeentch do que Death Guard, pode ser uma ideia melhor pegar Blue Horrors auxiliados pelo Changeling. Dessa forma, todos os outros Demônios de Tzeentch no alcance podem se beneficiar de sua aura de -1 nos acertos, e ainda será útil mesmo depois que os Blue Horrors morrerem.
Apesar das sinergias tornarem seu exército mais eficiente, elas também tornam seu exército mais dependentes de unidades especificas. Dependência em jogos de guerra é quase sempre uma fraqueza. Quando você está construindo seu exército em volta das habilidades de aura de algumas unidades, você sempre deve levar em consideração o que acontecerá se estas unidades morrerem, pois definitivamente, elas serão os alvos.
Não devem haver fraquezas óbvias que, se aproveitadas, tornam o seu exército inútil. Construir um exército sinérgico vai muito além do aumento no dano causado. É sobre construir uma máquina, da qual todas as partes trabalham juntas, tornando o todo mais forte do que cada elemento individualmente.
Estilo de Jogo
Uma vez que você tenha encontrado suas habilidades de auras e as unidades que você queira que elas auxiliem, chega o momento de descobrir como elas se relacionam entre si no campo de batalha. Como a maioria das auras possuem um alcance limitado, isso lhe [glossary_exclude]força[/glossary_exclude] a manter suas unidades próximas. É importante notar que existe uma grande diferença entre “todas unidades” e “todos modelos”. Se você tem uma habilidade que afeta todas as unidades, apenas um modelo de uma unidade precisa estar dentro do alcance da habilidade. Isto significa que, mesmo que 6″ não seja muito, você pode potencialmente ter um imenso número de modelos se beneficiando da habilidade de aura através de um posicionamento inteligente.
Uma vez que você tenha algumas unidades diferentes que também possam se beneficiar das mesmas auras, é hora de praticar seu posicionamento. Você pode fazer isso colocando seu exército e jogando algumas fases de Movimento por contra própria. Pode parecer bobo, mas depois de algumas tentativas, ficará bem claro quais são os fatores limitantes do seu exército. Por exemplo, se você tem alguns Predators que você quer mantê-los estacionários, e uma unidade dos Hellblasters que você queira mover em frente, torna-se bastante difícil mantê-las no alcance de suas auras.
Uma vez que você tenha encontrado estes fatores limitantes, é hora de formular um plano de jogo em torno deles, para ver se as unidades precisam ser substituídas, ou se é viável. Este é um processo de tentativa e erro.
Lidando com a sinergia do inimigo
Lidar com sinergias fortemente baseadas em auras pode ser difícil, mas está longe de ser impossível. Cada sinergia tem duas grandes fraquezas: a fonte da aura e a necessidade para que o exército permaneça dentro do alcance. Quando você se aproveita de qualquer uma dessas, isso pode lhe ajudar a virar o jogo ao seu favor.
Matando a fonte
Quando a fonte de uma aura tem mais de 10 Ferimentos, você pode atirar com tudo que você tem nela e esperar que ela morra suficientemente rápido. Nestes casos, não é tão difícil lidar com as sinergias de seu oponente. Entretanto, na maioria dos casos, seu alvo será um personagem com menos de 10 Ferimentos, impedindo você de tê-lo como alvo, a não ser que seja o modelo mais próximo.
Quando este for o caso, a maioria dos comandantes tentará manter os seus personagens importantes confortáveis e seguros, entre as suas outras unidades. Em algumas situações, eles não terão a quantidade de modelos necessária para manter sua posição. Nestes cenários, os posicionamentos alternativos, como um assalto orbital, podem ser uma ótima forma de se aproximar o suficiente de um personagem para que você possa atirar nele, ou engajá-lo no combate.
Quando tal posicionamento não for uma opção, você também pode tentar derrubar um personagem que emana uma aura com franco atiradores. Mesmo que esta seja uma opção válida, você pode precisar de cerca de 30 tiros de franco atiradores para matar de forma confiável um personagem com 4 Ferimentos, então isto está longe de ser ideal.
Dividir para conquistar
A segunda, e preferida, opção, é se aproveitar do posicionamento do seu oponente. Você pode fazer isso o forçando a separar suas unidades ou engajando-o no combate, permitindo-lhe travar várias unidades de uma vez. Se você superar em número as unidades do seu oponente, você pode tentar posicionar suas forças em volta do exército dele, forçando-o a dividir-se ou ser obliterado à distância. Como o exército dele recebe seu poder das habilidades de aura, você reduzirá bastante a sua eficiência se você conseguir fazê-lo dividir suas forças.
Outra forma de separar as forças do seu oponente é controlando vários objetivos na mesa, forçando-o a vir em sua direção. Você também pode se engajar com o seu oponente no combate. Isso pode ser feito com uma unidade que bata forte e possa consolidar mais que 3″, ou com unidades maiores que possam engajar-se em múltiplas unidades de uma vez.
Lembre-se que, ao menos que elas possam voar (ou usar a Tática de Capítulo dos Ultramarines), cada unidade que você trave em combate não pode atirar no próximo turno.
Ao travar seu oponente com unidades descartáveis, você reduz bastante o dano causado por ele, permitindo a você permanecer próximo a ele. Em várias partidas, será muito difícil chegar no alcance com um ataque frontal. Nestes cenários, possuir a habilidade para posicionar-se de formas diferentes, mover-se rapidamente ou usar a segurança de transportes serão de grande ajuda.
Boa [glossary_exclude]sorte[/glossary_exclude], e espero que estas dicas lhe ajudem a aproveitar ao máximo as habilidades de aura nos seus exércitos.
Revisado por João Cavalcanti