Kill Team: O Jogo que você estava esperando
Após um bom hiato desde que o Shadow War foi lançado, a Games Workshop nos apresenta o seu sucessor, o Kill Team, na postagem de hoje, conheceremos bastante coisa sobre o jogo que será lançado este ano. Infelizmente não conseguimos traduzir o FAQ, mas quaisquer dúvidas, é só comentar abaixo, que responderemos com prazer.
Batalhas em massa, entre dezenas de unidades e estrondosas máquinas de guerra, são ótimas, mas sempre houve um inegável apelo às escaramuças – intensas contendas, onde a vitória se baseia nos esforços de um mero punhado de tropas e seus indivíduos heroicos – quando cada guerreiro é um personagem distinto com sua própria história.
Ao passar dos anos, os fãs de Warhammer desfrutaram uma série de jogos de escaramuça, das iterações anteriores de Kill Team ao recente Shadow War: Armageddon.
Pegamos o melhor desses sistemas e os combinamos para criar uma novíssima experiência de jogo.
O novo Kill Team possui as coisas que sabemos que você ama – personalização detalhada dos esquadrões, progressão e desenvolvimento da narrativa, pouca quantidade de modelos – combinadas a um design de regras de ponta, trazendo a equipe por trás do Warhammer Underworlds: Shadespire, para garantir que o conjunto de regras seja o mais justo e equilibrado quanto o possível.
Aqui, Dave Sanders, que está encabeçando o projeto de regras do Kill Team, falando sobre o que você pode esperar do jogo:
Dave: Kill Team é um jogo de escaramuça autônomo, que se passa no mundo de Warhammer 40.000. O jogo se foca em operações secretas – os jogadores montam seus kill teams com agentes especiais obstinados, para realizar um trabalho específico, seja de reconhecimento, sabotagem ou assassinato. As partidas são rápidas, com um avanço rápido entre os jogadores (e podem incluir até quatro jogadores). Existe algo nele para todos: existem as missões narrativas e um formato de campanha para aqueles que amam contar suas próprias histórias, incontáveis desafios novos para os jogadores mais hardcore, nas regras de partidas pareadas, e para os novatos no hobby, um grande lugar para começar – o jogo tem uma baixa quantidade de modelos, e com as fantásticas tabelas geradoras, você pode obter um kill team realmente temático, funcionando muito rapidamente.
O resultado é uma batalha de escaramuça alucinada, na qual você comandará um punhado de tropas de elite num combate de esquadrões, repleto de ação.
Seu kill team é um esquadrão de guerreiros de elite, escolhido a dedo por você, consistindo de 5 a 10 indivíduos. Você constrói seu kill team, modelo a modelo – um esquadrão de Space Marines, por exemplo, poderia ser composto por dois Reivers, um Tactical Marine artilheiro carregando um lança-míssil, um Scout com um fuzil de precisão e um Sargento Primaris com uma espada de energia.
Uma vez que você tenha montado seu kill team, você pode personaliza-lo ainda mais, com um sistema detalhado de especialidades e progressão. Isto lhe permite realmente distinguir suas tropas chaves – criando um habilidoso Franco Atirador, destemidos Médicos de combate ou especialistas de Comunicações hackers de vox.
Os kill teams podem ser usados em missões pontuais ou em campanhas nas quais eles crescem em poder, subindo de nível e desenvolvendo suas habilidades através de uma árvore de perícias.
Peguemos a arvore de Demolições como exemplo:
Siga um ramo, e você será capaz de criar um piromaníaco com um lança-chamas – siga pelo outro e você terá um mestre de cerco granadeiro.
Assim como nas regras, você será encorajado a personalizar e desenvolver o histórico e a narrativa do seu kill team. O livro é amontoado de tabelas geradoras, cobrindo de nomes e históricos da sua unidade, até as peculiaridades e comportamentos dos seus indivíduos. Cada kill team será realmente seu – tanto ao se criar oportunidades de história e de interpretação quanto a ação estratégica em ritmo acelerado.
Kill Team foi desenvolvido do zero, como uma novíssima experiência de jogo. Se você joga Warhammer 40.000, você pode estar familiarizado com alguns dos princípios básicos, mas existem várias diferenças chaves para representar a natureza dinâmica e rápida do combate de esquadrões.
Kill Team usa uma forma de ativações alternadas – em algumas fases, você revezará em turnos para usar cada um dos seus combatentes, agindo e reagindo para transformar cada momento do jogo em uma batalha tensa de inteligência, no qual um único erro pode ser mortal.
Terreno é essencial para a experiência do Kill Team. O campo de batalha no Kill Team é conhecido com Killzone – variando de selvas exuberantes à manufactorums barulhentas. Cada um apresenta desafios e oportunidades para seus combatentes. Suas tropas interagirão com os seus arredores mais do que nunca – mergulhando de ruína a ruína, enquanto se aproximam do inimigo, desaparecendo em túneis escondidos e se posicionando em um ninho de franco atiradores, onde podem inspecionar o campo de batalha.
As partidas de Kill Team são jogadas em uma mesa de 55cm x 75cm – zonas de batalha bem compactas que se encaixam perfeitamente em sua mesa de café. Toda partida se passa em curta-distância, tropas trocando tiros entre ruelas em ruínas, enquanto tentam flanquear seus inimigos. E será fácil encontrar espaço e preparar suas partidas.
Uma vez que você tenha dominado o básico de Kill Team, você poderá aproveitar as Táticas, uma nova mecânica semelhante aos Estratagemas, que adicionam uma profundidade extra ao jogo e permite-lhe representar feitos heroicos dos seus combatentes individuais. Com apenas um Ponto de Comando por turno para gastar, você terá de usá-las cuidadosamente -você age decisivamente, guarda-os para uma rejogada chave ou usa uma das diversas Táticas disponíveis para o seu esquadrão?
Kill Team coloca suas unidades por trás das linhas do inimigo, em missões de subterfúgio, assassinato e sabotagem. De plantar bombas a matar VIPs e sabotar as linhas de suprimentos, estas missões são bem diferentes das missões de tomar e manter das guerras campais de Warhammer 40.000.
Você será capaz de jogar Kill Team com um único oponente ou em arenas multijogadores, de ritmo acelerado, com até 4 jogadores. Multijogador é uma parte essencial do Kill Team, e você perceberá que as partidas são balanceadas, rápidas e divertidas tanto com 1, quanto com 2 ou 3 inimigos.
Como Warhammer 40.000, você terá três formas de jogar em Kill Team. Se você estiver procurando por um combate de esquadrões balanceado, rápido e competitivo, você amará as partidas pareadas. Enquanto que as partidas narrativas permitem que você jogue em emocionantes campanhas interligadas. Da mesma forma, se você só quiser derrubar modelos e se divertir, também existem várias missões de partidas abertas no livro.
Isso é apenas o início do Kill Team. Este é um sistema completo do Warhammer que apoiaremos nos próximos anos com regras, modelos, expansões e mais – sem mencionar os campeonatos organizados, torneios de lojas e os eventos independentes. Você pode começar com Kill Team sabendo que forneceremos suporte continuo ao seu hobby.
Não existe melhor produto para iniciar sua primeira campanha de Kill Team do que a caixa básica do Kill Team, ela contém tudo que você precisa para começar a jogar, incluindo dois kill teams, as todas as regras e um tabuleiro completo, contendo um novo terreno do Setor Imperialis. Se você quisesse, você poderia comprar apenas essa caixa, como um jogo de tabuleiro autônomo e ainda conseguir horas de diversão.
Aqui está o que você encontrará na caixa.
Além de estar disponível na caixa básica do Kill Team, você poderá pegar o manual separadamente – é ótimo caso você pretenda dividir a caixa com um amigo ou queira começar no jogo mas já tem vários cenários e miniaturas.
O Manual Básico do Kill Team é seu guia completo para guerras de escaramuça, contendo todas as regras que você precisará para montar seu kill team, selecionar seus especialistas e lutar qualquer coisa desde as rápidas operações das partidas abertas até as profundas campanhas narrativas. No livro você encontrará fichas de dados, Táticas e regras para todas as 16 facções do jogo (por enquanto), missões para cada tipo de partida, tabelas geradoras para seu histórico e muito, muito mais.
Kill Team é tanto sobre onde você joga quanto com quem você joga, com o terreno sendo integral para a vitória. Em suas partidas, você mergulhará em busca de cobertura, viajará através de redes de tuneis escondidos e liberará armadilhas mortais, com fichas de dados, táticas e regras únicas disponíveis para uma grande quantidade de terrenos.
Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo os terrenos em suas partidas, estamos tornando ainda mais simples coleciona-los com um novo tipo de expansão – Killzones. Estas são suas únicas compras para os cenários, cada uma contém um tabuleiro dupla-face, um conjunto completo de terrenos e Táticas únicas, tudo isso por menos do que pegar cada item contido separadamente.
Cada Killzone é uma expansão totalmente independente, com uma gama de regras únicas – lutar em um Sector Mechanicus acarretará num sentimento totalmente diferente de batalhar em um mundo morto ou nos confinamentos de uma espaçonave. O conjunto básico do Kill Team contém o Killzone Sector Imperialis, embora no lançamento, você poderá aumentar sua coleção com o Killzone Sector Mechanicus.
Combine o conjunto básico do Kill Team e um par de Killzones, e você não terá apenas uma grande variedade de escolhas para onde jogar suas partidas, mas o começo de uma coleção considerável de terrenos que você pode usar em seus jogos de Warhammer 40.000 – ambos os jogos foram desenvolvidos para complementar o outro, para aqueles que colecionam os dois.
Os Conjuntos Iniciais do Kill Team são a forma perfeita de começar com um novo kill team, cada um apresenta modelos especialmente selecionados, novas regras, marcados personalizados e terrenos para aumentar sua coleção, tudo num preço abaixo daquele pago ao se pegar os conteúdos separadamente. Cada um pode ser usado como um kill team prefeito, ou como um ponto inicial para um feito por você, contendo cartas táticas únicas da facção que você não encontrará em nenhum outro lugar. Vamos dá uma olhada dentro da caixa de Krogskull’s Boyz.
Em resumo, cada conjunto melhora cada parte da experiência do seu kill team e é algo que se deve ter, caso você esteja querendo jogar com uma facção em particular. No lançamento, você será capaz de obter KrogskullsBoyz, assim como The Fangs of Ulfrich, um kill team dos Space Wolves, que é um ótimo ponto inicial para QUALQUER jogador de Adeptus Astartes. Existem mais Conjuntos Iniciais a caminho, cada um apresentando ainda mais terrenos, modelos e Táticas únicas, então, fique de olho…
Vale a pena dá uma olhada no novo Terreno do Sector Imperialis. Simplificando, este é um dos melhores terrenos de Warhammer 40.000 já feito.
Desenvolvido pelo time por trás do conjunto do Sector Mechanicus (e 100% compatível com eles), ele ainda combina a modularidade e expansibilidade destes kits com a nossa visão mais detalhada das paisagens urbanas sombrias e góticas do Milênio 41.
Cada seção é extremamente detalhada, moldada e projetada com as mesmas especificações dos nossos kits de plásticos de múltiplas partes, feitos para trazer a vida, o mundo do 41º Milênio, ao mesmo tempo em que são flexíveis o suficiente para construir qualquer coisa que você possa imaginar. Cada peça é compatível com as outras, permitindo que você construa qualquer coisa desde de ruínas baixas para os tiroteios à curta distância até arranha-céus, imponentes de vários andares com interiores totalmente detalhados.
Claro, parecer incrível é uma coisa – mas sabemos que o verdadeiro teste destas peças de cenários será como você as usas em suas partidas. A nova gama do Sector Imperialis foi desenvolvida especialmente para funcionar com o atual Warhammer 40.000. Cada peça agindo, na prática, como uma cobertura para várias unidades. Você, confortavelmente, poderá acomodar seus Dreadnoughts Redemptor, Deff Dreads ou quaisquer unidades maiores dentro dos prédios novos e sofisticados, enquanto que as portas, seções dos pisos e varandas são perfeitas para modelos com bases maiores – se você estiver fazendo rapel com um esquadrão de Reivers ou deslizando através de passarelas com os Sicarian Ruststalkers, você terá muito espaço para fazê-lo.
Se você estiver procurando por uma forma pratica e tática para adicionar cobertura as suas mesas (para Kill Team e além) ou você está pronto para recriar a Terra Sagrada em suas mesas, o novo Sector Imperialis é o terreno para você – e existem ainda mais kits a caminho.
Finalmente, mas não menos importante – acessórios! Como um jogo único, Kill Team está recebendo uma série de acessórios únicos para o jogo e mercadorias para colecionar. A Bolsa de Transporte do Kill Team, por exemplo, é uma versão menor das nossas malas de espumas, que facilmente cabe dentro de uma mochila e é ótima para transportar seu esquadrão entre as batalhas.
Você também poderá combinar seus dados com seu bando de batalha, com uma série de conjuntos de dados especialmente desenvolvidos, com cores e iconografia únicas. Cada conjunto contém seis D6s e dois D10s para suas partidas.
Existe até mesmo uma Fita Métrica do Kill Team, contendo a iconografia única do Kill Team:
Finalmente, Cartas de dados em branco, são ótimas para manter o rastro de seus combatentes, permitindo-lhe verificar suas características, equipamento de batalha, pontos de experiência e comportamentos em um piscar de olhos.
Quer começar imediatamente? Não lhe culpamos – mas temos certeza de que você está se perguntando sobre quais facções estarão disponíveis quando o jogo for lançado. Então, achamos que acabamos de lhe dizer:
Cada uma destas facção usa um especialmente escolhido conjunto de unidades, desenvolvido para representar o tipo de forças que você encontrará em um kill team, assim como táticas únicas que eles possam usar no campo de batalha. Mostraremos uma prévia de cada facção do jogo até o lançamento do mesmo, com uma série no Warhammer Community, começando amanhã, com uma olhada mais detalhada nos Adeptus Mechanicus.
Tem mais alguma pergunta? Temos as respostas – na forma de um PDF bacana:
Revisado por João Cavalcanti
Ótima matéria.
Comprei uma caixa do know no fear, que vem com dois exércitos da 8° Ed. Com esse material é possível jogar o modo kill tem?
Desculpe a demora Jonas, estava meio afastado do site. Mas respondendo sua pergunta, completamente. A quantidade de miniaturas que vem dos dois lados é o suficiente para jogar o KT. Talvez depois você até queira expandir as possibilidades comprando mais minis, mas na verdade, será só para aumentar a quantidade de escolha, não pra aumentar a qtd de minis em mesa.
Opa! Obrigado por responder! Eu sou o Sanoj do @3dungeonmasters comecei no hobby em janeiro, sempre achei Warhammer incrível e finalmente tive a oportunidade de conseguir essa caixa ainda estou montando as miniaturas… Pergunta/sugestão tinha como você disponibilizar algumas listas com fichas de unidades como sugestão para kill team?