BR Alpha Legion vs Genestealers Cult
Um pouco antes do Caos causado pelo COVID-19 assolar nosso país, dois Legionários conseguiram colocar seus exércitos em mesa para batalha.
Para nosso deleite, eles resolveram se juntar posteriormente e trazer um relato bem detalhado dessa partida para nós, meros mortais, que precisamos ocupar nossas cabeças enquanto permanecemos em nossas residências, temendo as artimanhas de Nurgle.
Como é o primeiro relato deles, quaisquer sugestões ou críticas são bem vindas e podem ser deixadas nos comentários abaixo. As listas utilizadas também estão no final relato.
por Kirlian Silvestre
Batalha: Chaos Space Marines (Alpha Legion) vs Genestealers Cult (Twisted Helix & Rusted Claw)
Missão: Visions of Victory (Maelstrom)
Deploy: Hammer and Anvil
Pré jogo
Alpha Legion (Yure): Eu escolhi o lado e fiz o deploy de todo meu exército de forma defensiva fechando toda a área de deploy com minhas tropas. O suporte pesado, o Buzz (Chaos Lord), Dark Apostle e Chaos Hellwrigth ficaram numa ruína à esquerda e o Exodus (Terminator Chaos Lord), Bikes e Terminators na outra do lado direito.
Genestealer Cults (AK): Minha ideia inicial era explorar o Cult Ambush + They Come from Below o máximo possível, resguardando os Brood Brothers e tudo possível para usar Unquestioning Loyalty da forma mais eficaz. No entanto, Yure já estava familiarizado com a tendência de usar Heavy Weapon Squad com Mortars bem escondidos dos GSC (Genestealer Cults), e justamente por isso veio com seu Hellforged Scorpius (basicamente um Whirlwind do Chaos) de counter. Isso fez que que eu tivesse que expor mais meus Brood Brothers para manter os Squads mais ou menos intactos.
Yure cometeu o que considerei o primeiro erro tático ao fazer o deploy dos objetivos. Ele ganhou o roll-off e começou colocando os objetivos, então eu apenas respondi, já que ele escolheria a zona de deploy. E esse erro foi de colocar objetivos no meio, o que me favorecia, já que ele jogava com um exército com uma quantidade consideravelmente menor de corpos e mais focada em ataque a média e longa distância, enquanto o meu se favorecia no corpo-a-corpo.
Yure ganhou novamente o roll-off para determinar quem começa o jogo e eu falhei em roubar. Ao completar o deploy ele compensou o erro dos objetivos fazendo um deploy absolutamente impenetrável (não dava para infiltrar nem um Kelermorph). Yure não deixou nenhuma unidade na reserva inicialmente, então fiz o deploy dos meus Blips focado em avançar rápido para o meio, defender os objetivos e posicionar unidades de Brood Brother para tentar usar Unquestioning Loyalty.
Turno 1 – Alpha Legion
Yure: Meu movimento turno um teve que ser mais conservador, pois não tinha visão do exercito inimigo (Genestealers so aparecem no fim da primeira fase de movimento). Os primeiros a aparecerem foram os Brood Brothers (90 deles), priorizei com alvos da minha artilharia indireta os times de Morteiros do oponente matando 1 squad e deixando a outra com um modelo. Alem disso meu poder de fogo de médio alcance danificou ou tropa de infantaria e exterminou a outra. Consegui First Strike e comecei a defender o objetivo no centro do mapa.
Turno 1 – Genestealers
AK: Minha ideia dos sonhos seria realizar o deploy das duas unidades de 10 Aberrants junto com o Abominant e o outros Characters de suporte. No entanto, dado os estrategemas disponíveis para Alpha Legion e a experiência do oponente, isso não seria possível. Certamente também não cairia num blefe de usar os estrategemas em uma unidade decoy de Brood Brothers para gastá-los inutilmente. Dei um deploy em várias unidades de Brood Brothers, os 2 Sentinels e os 3 Heavy Weapon Squads na retaguarda e no meio, buscando segurar os objetivos usando os corpos.
Em seguida comecei com o Deploy das unidades de Aberrants. A primeira foi neutralizada com o estratagema que obriga o Deep Strike a 12”+, e a segunda teve uma baixa como Estratagema que faz uma unidade atirar na que deu Deep Strike. Desci também boa parte dos personagens de Support junto (Patriarch, Primus, Magus, Clamavus, Abominant, Acolyte Iconward). Usei o Estratagema Perfect Ambush para facilitar o Deep Strike dos Aberrants que conseguiram ficar a 9”. Pensando em retrospecto o fato de que eles tinham +3” na carga pelos outros Characters ao redor, talvez tivesse sido mais inteligente usar na outra unidade.
A primeira fase de psíquica apenas buffei os Aberrants da carga com Might from Beyond e usei Smite para causa algum dano aos terminators. A fase de tiro foi bastante decepcionante, e apenas consegui causa a baixa de alguns poucos Cultistas, sem tirá-los do objetivo do centro. A carga dos Aberrants foi um sucesso e dizimou os Cultistas, como esperado, mas ainda pouca efetividade.
A partir do turno 1 eu percebi rapidamente que não iria conseguir ter a vantagem bélica. Isso ficou bem claro. Foquei em conseguir manter sempre 4+ objetivos em meu controle por turno e não ser tabled, que se tornou uma possibilidade clara para mim, após perceber meus erros e o efeito dos nerfs recentes nos GSC e os buffs da Alpha Legion.
Turno 2 – Alpha Legion
Yure: A batalha definiu o flanco direito se tornou o teatro principal dessa batalha, meu movimento se resumiu a preparar a posição de tiro para que as motos, Terminators e o Exodus possam atirar. O suporte pesado do outro castelo liderado pelo Buzz combinado com o poder de fogo do outro castelo dizimaram a unidade extremamente resistente de aberrants sobrando apenas 1 e os personagens. Exodus falhou em matar o ultimo aberrante, o que me impediu de atirar nos personagens esse turno… minha unidade de CSM infiltrou no canto superior do mapa mas não causou muito dano embora tenha me garantido Behind Enemy Lines do maelstrom.
Turno 2 – Genestealers
AK: Recuei um pouco com uma das unidades de Brood Brothers para dar apoio na retaguarda contra a unidade de CSM infiltrados, julgando que juntamente ao que já possuía ali, que seria suficiente. Foi hora de baixar o resto das unidades que estavam para entrar em Deep Strike, em especial as em que usei They Came from Below. Primeiro desci o Sanctus, que foi recebido pelo Estratagema de atirar ao receber Deep Strike e automaticamente morto. Pretendia usar ele para matar os personagens inimigos, mas ao pensar na ausência de Pyskers, talvez não tenha sido a pior perda. Depois desci o Kelermorph, que foi recebido por outro Estratagema de Deep Strike as 12”+, inutilizando suas maravilhosas pistolas naquele turno. Desci então a última unidade de Brood Brothers junto ao monte de Characters de suporte para poder usar Unquestioning Loyalty. As duas últimas unidades a entrarem foram a unidade grande de Atalan Jackals e o Jackal Alphus. A entrada dos Atalan Jackals foi tanto triunfal quanto uma festa de Estratagemas: Lying in Wait para que todas entrassem com alcance de granada (Demolition Charges) do Daredeo inimigo, Drive-By Demolitions para poder receber os bônus de Hit e Wound e depois mover (evitando que fossem alvo da assustadora carga de um Chaos Lord, Dark Apostle e Chaos Hellwright), e Extra Explosives para destruir completamente o Daredeo, jogando todas as Demolition Charges de uma única vez, com um bom reroll dos D6 de quantidade de “tiros” das granadas de 1 para 5. Foi fantástico, mas o Daredo ficou com ainda 2 Wounds remanescentes. Desci o Jackal Alphus mais recuado, pensando em fazer um bom dano no Chaos Lord Terminator (o que se provou uma péssima ideia).
A fase psíquica foi relativamente fraca, com falha da Psychic Stimulus e mais um pouco de dano com Smite. No começo da Shooting Phase, usei o estrategema Detonated Concealed Explosives para finalizar o Daredeo, conseguindo rolar 3 dano felizmente, compensando o dano pífio das Demo Charges. O resto da fase de tiro continuou sem grandes surpresas, reduzindo um pouco a quantidade de cultistas. A exceção é que os Brood Brothers recuados foram muito eficientes e conseguiram aniquilar a unidade de CSM que realizou Deep Strike na minha retaguarda.
Na fase de carga, avancei sobre os Marine Bikers e uma unidade de CSM ao mesmo tempo, iniciando com meu Patriarch que possuía a relíquia Amulet of the Voidwyrm, para evitar o Overwatch das Bikes que seria certamente destruidor. Em seguida chegou o Abominant e a unidade remanescente de Aberrants. Todos os inimigos (Bikes e CSM) foram destruídos, restando apenas a unidade de Terminators junto ao seu Chaos Lord que se escondiam no topo das ruínas, sem espaço para carga.
Turno 3 – Alpha Legion
Yure: Eliminei as motos com os Obliterators e os Aberrants da outra unidade também encontraram seu fim nas mãos dos Chain Havocs. Mas os Genestealers conseguiram segurar 3 objetivos de 2 pontos cada o que catapultou a vantagem deles… Um Cultista desconhecido conseguiu se infiltrar no objetivo do castelo da direita garantindo um valioso ponto. Certeza que ele acendera como um Aspiring Champion.
Turno 3 – Genestealers
AK: Para mim ficou claro que eu teria que ser muito agressivo para destruir o máximo de unidades possível antes de ter minha última força de ataque real dizimada. Logo mais eu não teria nada que fizesse muito dano, apesar da vantagem em pontos. Então, tinha que reduzir o máximo do poderio inimigo, e principalmente sua capacidade de avançar e conseguir objetivos ao mesmo tempo sua capacidade de me dar table.
Avancei contra o outro lado do mapa isoladamente com meu Patriarch. Sozinho, contra o lado com o Dark Apostle, Chaos Lord, Hellwright, Hellforged Scorpius e 2 unidades de Havocs. Suicídio certo, além de dar Slay the Warlord para o inimigo. Mas, tendo em vista a capacidade de absorver fogo do Patriarch por causa dos Warlord Traits e Relic(Amulet of the Voidwyrm), pareceu a melhor solução um bait e uma chance de destruir os Havocs que certamente causariam muito problema.
Consegui causar um bom dano com Smites na fase psíquica, destruindo alguns Havocs de um lado com o Patriarch, e com a Magus rolei 11(!!!) com um dano, matando Terminators e abrindo espaço para carga contra o Chaos Lord Terminator. Consegui o espaço que precisava para a sobrevivência. Carguei com o Patriarca contra os Havocs e com o Abominant contra o Chaos Lord in Terminator Armor. Ficou bem claro que o Abominant, quando toca, destrói (ainda mais com Elixir of the Prime Specimen e sendo Twisted Helix). A primeira unidade de Havocs com Chaincannons foi eliminada, assim como o Chaos Lord Terminator.
Turno 4 – Alpha Legion
Yure: Consegui usando todos os recursos disponíveis consegui roubar o objetivo do castelo direito com uma combinação de tiro e carga dos CSM e do castelo esquerdo além de eliminar o patriarca com uma carga gloriosa do Buzz me dando Slay the Warlord… porém a vantagem de dominar o mapa que os Genestealers tiveram cobrou seu preço: 4 pontos na minha frente e eu não creio que conseguirei virar esse jogo mesmo tendo todo o poder de fogo que tenho disponível.
Turno 4 – Genestealers
AK: Foi um turno de poucas emoções e uma quantidade não muito grande, mas importante de pontos. Apesar de desvantagem de poderio bélico e pensar no risco de um table: meu oponente ainda possuía Scorpius, Hellwright, Dark Apostle, toda unidade de Havocs, enquanto eu possuía alguns Brood Brothers perdidos e Characters de suporte.
Meu Abominant, após MUITO tiro, foi finalmente eliminado. Ele fez o que foi possível. Critico muito a unidade, mas acabou valendo os pontos. Unquestioning Loyalty fez seu melhor aqui agora que o escudo de Aberrants já tinha terminado completamente. O Acolyte Iconward morreu, restando apenas Magus, Kelermorph, Clamavus e Primus.
Turno 5 – Alpha Legion
Yure: Tentei alcançar o objetivo do outro lado do centro mas falhei na carga. Minha esperança é o turno 6
Turno 5 – Genestealers
AK: Quase todos os meus Characters que restaram foram dizimados neste turno, exceto o Clamavus que apenas se escondeu nas ruínas. No final, restaram alguns Brood Brothers, 1 único modelo de Heavy Weapon Squad com Mortars, os 2 Sentinels e o Clamavus. Escondi o Clamavus o melhor que pude para garantir LineBreaker caso o jogo terminasse ali.
Yure: E não houve turno 6. Vitoria dos Genestealers 15 a 9, creio que meu deploy foi ótimo mas escolhi o tipo de deploy errado. Passei dois turnos com boa parte do meu poder de fogo num terreno de homem nenhum com seus alcances reduzidos, tanto que quando começaram a atirar minha capacidade de matar dobrou ou triplicou. Preciso ser menos conservador e pensar numa estratégia para dominar mais o mapa. Meu oponente esta de parabéns e o jogo foi muito instrutivo (voltando a jogar 2000 pontos). No mais Hydra dominatus.
AK: Como Yure falou, o jogo terminou 15 a 9, e o Clamavus conseguiu manter o Linebreaker. Me surpreendeu o deploy milimétrico da Alpha Legion que dificultou de forma absurda a infiltração dos GSC. Também me surpreendeu a boa escolha contra os GSC do Chaos Hellwright e do Hellforged Scorpius: duas unidades FW que foram muito boas contra meu exército. Fiz alguns erros claros em cargas e estratagemas, assim como quando deixei um Cultista sozinho se infiltrar e roubar um objetivo, que poderia facilmente ter matado com meu Kelermorph, mas que achei melhor perder tempo atirando sem fazer dano em um Chaos Lord Terminator com Cover. Acho que daria na Alpha Legion MVP para o Hellforged Scorpius, e destaque para o Cultista ladrão de objetivos. Do meu lado eu daria MVP para os Aberrants que apesar de não terem matado tanto, fez o oponente gastar boa parte de seus CP e poder de fogo, garantindo o controle dos objetivos necessários para a vitória. E destaque para a entrada dos Atalan Jackals, garantindo a destruição importante do Daredeo inimigo que fez bastante estrago.
Houveram alguns erros de regras que mais ou menos se equilibraram no final e que corrigiremos com na próxima partida com mais experiência.
Placar Final:
Genestealer Cults: 15
Alpha Legion: 9
Listas Utilizadas
Alpha Legion (2000pts):
- Battallion Alpha Legion (973pts)
- HQ:
- Chaos Lord (Clandestine, Combi Bolter, Power Sword, Shadeblade, Warlord)(Aka:Buzz)
- Chaos Lord in Terminator Armor (Headhunter, Chainaxe, Combi Bolter, Mark of Slaanesh, Viper’s Bite, We Are Alpharius)(Aka:Exodus)
- Troops:
- 2xCSM(x5)( Champion Chainaxe&Combi-Bolter, 3 w/ Boltgun, HW w/ Plasma Gun)
- CSM(x5) (Champion Chainaxe&Combi-Bolter, 4/ Boltgun)
- Heavy Support:
- Havocs(x5) (Champion Chainsword&Combi-Bolter, 2x Lascannon, 2x Missile Launcher)
- Havocs(x5) (Champion Chainsword&Combi-Boter, 4xReaper Chaincannon)
- Obliterators(x3) (Mark of Slaanesh)
- HQ:
- Battallion Alpha Legion (1027 pts)
- HQ:
- Chaos Hellwright (Flamer, Mark of Slaanesh)
- Dark Apostle (Benediction of Darkness, Mark of Tzeentch, Mutating Invocation) w/ 2 Disciples
- Troops:
- 4x Cultists(x10) (Autogun)
- Elite:
- Chaos Terminators(x5) (Chainaxe&Combi-Bolter)
- Fast Attack
- Bikers(x5) (Mark of Slaanesh) (Champion Combi-Bolter&Combi-Plasma, 2xPlasma Gun, 2xCombi-Bolter)
- Heavy Support:
- Hellforged Daredeo Dreadnought (Butcher Cannon Array, Great Havoc Launcher, Mark of Nurgle, Twin Heavy Bolter)
- Hellforged Scorpius (Combi-Bolter, Scorpius Multi-Launcher)
- HQ:
Genestealer Cults (1996pts):
- Brigade Rusted Claw (1019pts):
- HQ:
- Jackal Alphus
- Magus (Psychic Stimulus, Mind Control, Born Survivor)
- Primus (Alien Majesty)
- Troops:
- 6x Brood Brothers (x10) (Lasgun, Frag Granades)
- Elites:
- Clamavus
- Kelermorph
- Sanctus (Silencer Sniper Rifle)
- Fast Attack:
- 2xCult Armoured Sentinels (Multi-Laser)
- Atalan Jackals (x5 + Leader + Wolfquad) (x5 Demo Charges, x6 Shotgun, Wolfquad w/ Heavy Stubber)
- Heavy Support:
- 3x Death Korps of Krieg Heavy Weapon Squad(x3) (Lasgun, Mortar)
- HQ:
- Battallion Twisted Helix (Anointed Throng) (977pts):
- HQ:
- Abominant (Elixir of the Prime Specimen)
- Acolyte Iconward
- Patriarch (Warlord, Amulet of the Voidwyrm, Shadow Stalker, Biomorph Adaptation, Mental Onslaught, Might from Beyond)
- Troops:
- 3x Brood Brothers (x10) (Lasgun, Frag Granades)
- Elites:
- 2x Aberrants(x10) (8x PowerPick&RendingClaws, 2xHypermorhp w/ Heavy Improvised Weapon)
- HQ: