The Genesys Project – Um Wargame para qualquer miniatura
O texto de hoje é para apresentar-lhes The Genesys Project, o jogo de mesa mais personalizado que já conheci. Está um pouco fora do nosso escopo, pois apesar de não ser Warhammer, ainda é um jogo de batalha, inclusive podendo simular Warhammer, mas achei que vale a pena falar um pouco desse novo sistema chegando ao mercado e que ainda é pouco conhecido no mundo todo.
Motivações (possíveis?)
Muitos gostam ou gostariam de jogar Wargames, sejam pequenos jogos de escaramuças entre miniaturas (como o antigo D&D Miniatures, Infinity, etc.) ou grandes batalhas épicas (como nosso querido Warhammer, Flames of War, etc.), infelizmente aqui no Brasil as coisas não são tão simples, quase tudo precisa ser importado, e com isso a maioria desses jogos, que já possuem preços bem elevados, acabam se tornando ainda mais inviáveis para uma imensa parte dos brasileiros.
Além disso ainda nos tornamos vitimas do mercado, no qual os novos lançamentos de certos jogos sempre possuem as melhores regras possíveis para que tenhamos de compra-las rapidamente, se quisermos nos manter competitivos (isso também acontece quando querem desencalhar um estoque de miniaturas antigas), claro que depois de uns meses, novas regras são lançadas e elas acabam diminuindo sua eficiência.
As vezes em uma nova versão do jogo que você tanto gosta, a facção que você joga mudou tanto, que não se encaixa mais com o estilo de jogo que você gostava, o que fazer? Comprar toda uma nova facção? Ou ficar jogando sem empolgação, até desistir do jogo ou até que uma nova edição surja?
Histórico
Pois bem, pensando em tudo isso, Gary “Natfka” Krieger, o autor de um site bem conhecido entre os fãs de Warhammer, há uns 5 ou 6 anos atrás, lançou um projeto em construção, chamado The Genesys Project (não confundir com o RPG Genesys da FFG). Esse projeto passou por vários anos de teste, enquanto vinha sendo desenvolvido, inclusive com um teste aberto para quem estivesse interessado e participaram mais de 900 pessoas neste, dando várias sugestões/críticas para o autor.
Em meados do ano passado, o projeto finalmente chegou ao Kickstarter, tímido, sem muitas divulgações, acompanhado por alguns daqueles que já acompanhavam o site do Natfka. Conseguiu bater sua meta inicial e a largada estava dada.
Semana passada, finalmente os apoiadores receberam seus pdfs do Kickstarter, infelizmente por causa do problema mundial que estamos passando, os livros físicos atrasaram um pouco, mas também estão para serem lançados em breve.
O que é?
The Genesys Project é um jogo de miniaturas de mesa, onde você cria sua própria facção/espécie, através da seleção de Traços e Habilidades e cria os possíveis tipos de unidades dessa facção, cada uma com seus próprios detalhes.
Ao criar uma facção você decide a partir de qual Domínio de Vida, você a criará. Cada qual com suas próprias diretrizes de criação. No TGP, existem 5 domínios possíveis:
- Humanoids: que permite criar coisas como Humanos, Orcs, Anões, Gigantes, Elfos, etc, etc.
- Fey: possíveis criações incluem, demônios, anjos, mortos vivos, seres elementais, etc.
- Reptilia: permite criações desde dragões, dinossauros a saurídeos, trogloditas, ofídios, etc.
- Biests: seres selvagens, animalescos, ótimo para se criar monstros, mas também quimeras, metamorfos, etc.
- Insekt: ótimo para criar coisas como Zergs (Starcraft), Tyranids (Warhammer 40K), Aracnídeos (de Tropas Estelares) e etc.
Lembrando que existem características para serem selecionadas, que lhes permitem criar classes ou facções mistas, por exemplo, você pode criar uma facção Humanoid, que possui uma classe de seres celestiais criada a partir dos Fey, ou montarias bestiais vindas do domínio as Biests.
TGP pode ser utilizado com quaisquer miniaturas encontradas no mercado, inclusive de papel/pvc. Ele possui algumas diretrizes de tamanhos, mas bem aberto com relação a isso. Então, se você pensa em colocar aquele exército de Space Marines (Games Workshop) contra um exército de Predadores (Prodos Games), aqui é possível. Um exército de Vikings (diversas empresas) contra os Zumbis do Black Plague (Galapagos), totalmente possível.
Você decide como sua facção vai se comportar em jogo, qual será o estilo de jogo dela, seu tema, quais equipamentos ela possui a disposição, tudo.
Você pode criar monstros, veículos, heróis, personalizar equipamentos, como exoesqueletos, armas mágicas, etc.
Quem sabe, em outra postagem, falaremos mais sobre como se criar uma facção para o TGP.
Dependendo das suas escolhas na criação da facção e de suas classes, as suas unidades terão um custo em pontos para que sejam colocadas em um jogo. Então, os jogadores decidem quanto pontos terão cada exército, montam a mesa, selecionam seus objetivos e fazem as listas de miniaturas que estarão em jogo.
TGP foi feito inicialmente para que você vá criando a história da sua facção, e a evolução dela através do jogo. Fazendo-a começar num período Medieval, e evoluindo-a durante o tempo até que ela chegue a uma época em um futuro distante com viagens espaciais e etc. Inclusive você pode colocar um exército medieval para lutar contra uma facção totalmente evoluída, realmente não sei o quão balanceado seria isso. Mas também é possível criar sua facção para jogar partidas stand alone de uma Era específica, sem se preocupar com evoluções e etc, ótimo para representar campeonatos e coisas do tipo.
O jogo possui o livro básico, que possui todas as regras de como o jogo funciona em mesa, e foi liberado no Kickstarter, logo em breve estando a venda nas lojas.
Além do livro básico, o jogo se divide em três Eras, cada qual com seu próprio livro, são elas:
- 1ª Era – The Birth of Genesys – focado em períodos medievais, fantásticos, na Renascença, etc.
- 2ª Era – The Wars of Genesys – focado em um período que abrange da era industrial a um futuro mais próximo, tipo cyberpunk, etc.
- 3ª Era – The Terminus of Genesys – Futuro Distante, algo como Star Trek, Star Wars, Warhammer, etc.
Infelizmente apenas o primeiro livro de Era foi lançado no Kickstarter, mas com os dois sendo disponibilizados ainda esse ano, provavelmente em uma nova campanha de Kickstarter.
Vale lembrar, que apesar dessa diferença de lançamento, todos os três eram testados em paralelo durante os períodos de teste.
Como funciona?
As mecânicas básicas do jogo são simples, mas com algumas nuances bem interessantes.
Uma rodada de jogo possui vários turnos de jogador, em cada turno desses, um jogador ativa uma quantidade de esquadrões em mesa de acordo com a característica Comando mais alta do seu exército. Quando todos os esquadrões tiverem sido ativados (seja no turno do jogador ou como uma reação a uma ação inimiga), a rodada acaba e prossegue para a próxima.
Quando um esquadrão é ativado ele pode ser mover e fazer uma ação (geralmente atacar), não necessariamente nesta ordem.
O ataque se resolve muito fácil: 1d6 + Característica >= Característica Número Alvo do alvo (a característica e o número alvo variam de acordo com o tipo de ataque)
O alvo tenta se defender usando 1d6 + Toughness, e deve tirar um número maior que o número tirado pelo atacante.
Caso o atacante tenha sucesso e a defesa não, um dano (ou mais) é causado na miniatura alvo.
Dar se a entender que alguns ataques nunca serão defendidos, ou vice e versa. Mas existem várias formas de buscar vantagens para conseguir ultrapassar esses números.
Como eu disse, o sistema tem várias nuances interessantes, para não estender tanto o texto, falarei mais das mecânicas em uma postagem posterior.
Acompanho o projeto desde a sua liberação como beta na internet, tenho muito apreço por ele e a qualidade do livro final ficou bem interessante graficamente falando.
Infelizmente o texto é um pouco confuso e ambíguo as vezes, mas em contra partida, o Autor é bem receptivo a dúvidas e responde tudo pessoalmente no fórum oficial.
Eu realmente gostaria que esse projeto viesse para o Brasil, espero que alguma editora se interesse e caso isso aconteça, falem comigo por favor, posso ajudar em algo no processo.
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