O Grande Jogo
Hoje, Yure, o Legionário mais caótico dessas bandas, nos traz a tradução de um texto sobre um dos conflitos mais antigos de Warhammer, O Grande Jogo. Cuidado com o que lerá a seguir, pois suas mentes ficarão vulneráveis e a Inquisição sempre está de olho.
O Caos é a maior ameaça ao Imperium da Humanidade e aos habitantes dos Reinos Mortais – ainda assim os Deuses Sombrios e seus servos passam mais tempo lutando entre si do que conquistando.
O que muitos chamam de Caos, na verdade, é uma fraca coalisão de entidades poderosas, cada uma com seus objetivos e agendas próprias. Khorne, Tzeentch, Nurgle e Slaanesh constantemente lutam pela supremacia no reino do Caos e na Distorção, seja isso, através dos seus guerreiros demoníacos ou por esquemas complexos que existem num nível multidimensional.
A infantaria nessas batalhas são os Demónios. Esses seres infernais são criados da essência dos deuses, refletindo as motivações e os desejos de seus mestres e assim sua própria natureza, estando em constante conflito uns contra os outros.
Muitos Demônios não obtêm a notoriedade através de seus feitos em batalha contra os mortais, mas pelos que conseguiram contra os Demônios dos deuses rivais. Um exemplo e Ull’zharr, um Bloodletter que serviu na Legião do Sangue de Rath’Ghar durante a Guerra da terra pulsante entre Khorne e Slaanesh. Quando sua legião foi emboscada e aprisionada pelas Daemonettes, apenas Ull’zharr estava atento para escapar da armadilha. Ele sozinho matou dezenas de inimigos, espalhando bastante sangue para Khorne antes de ser morto.
Como recompensa, o Deus do Sangue permitiu a Ull’zharr lutar nos Fossos da Caveira, onde ele provou sua força e ascendeu a Arauto. Rath’Ghar e o resto da sua legião tiveram o direito de refazer sua legião negado, suas essências foram banidas para as chamas do Inferno de Bronze.
Alguns movimentos no Grande Jogo são mais furtivos – E alguns saem pela culatra. Como a sedução de Tzeentch a Skarbrand. O Bloodthirster que já foi o maior dos servos de Khorne, uma força de destruição sem igual em toda a existência – Até o Alterador dos Caminhos sussurrar que ele poderia usurpar o lugar do Deus do Sangue e tomar o seu lugar. Skarbrand tentou, mas falhou, e foi punido, toda a razão foi arrancada dele. Ele se tornou um ser de pura raiva insensata, que abranda sua fúria por toda a realidade. Isso faz dele, além de qualquer coisa, a arma mais poderosa – embora imprevisível – de Khorne no Grande Jogo.
Alguns Demônios existem primariamente para batalhar contra seu próprio povo no Grande Jogo, como o Guardião dos Segredos, Shalaxi Helbane. Esse inigualável caçador persegue os maiores campeões dos deuses rivais. As presas preferidas do Monarca da Caçada são Bloodthirsters, e tamanha é sua devoção em mata-los, que ele é conhecido por ignorar os demais inimigos para focar apenas neles.
Duas vezes, Helbane lutou contra Skarbrand, ambas as batalhas ocorreram enquanto as forças da Ordem lutavam ao redor deles, e ambas as vezes os inimigos mútuos interromperam o duelo. Helbane aguarda ansioso pela terceira chance de provar a sua supremacia – e de Slaanesh – sobre os campeões de Khorne.
Enquanto muitos movimentos no Grande Jogo são feitos dentro dos reinos dos Deuses, seus conflitos respingam no império e nos Reinos Mortais.
Depois da queda de Cadia e a abertura da Grande Fenda, o Caos esta ascendendo pela galáxia. Exércitos de Demônios e seus cultistas mortais devastam mundo pós mundo e tomam impérios para si. Os servos de Nurgle reivindicam o Flagelo das Estrelas – e isso enfurece o invejoso Tzeentch, que aproveitou a oportunidade de atacar seu rival. Sempre subversivo, Tzeentch contou para Khorne do novo império do seu irmão, e o Deus do Sangue atacou. Eles iniciaram a Guerra da Grande Fenda.
As forças de Tzeentch rapidamente se uniram ao conflito, forçando Nurgle a trazer seus servos das outras zonas de Guerra. O massacre delicioso atraiu Slaanesh, e logo o Flagelo das Estrelas era palco de uma batalha, em larga escala, entre os Demônios dos quatro Deuses, transformando planetas inteiros em Mundos Demoníacos. Isso só parou quando Tzeentch propôs uma batalha entre os campeões de cada Deus para decidir o conflito – e então, trapaceou, o que levou a retomada do Grande Jogo pela galáxia.
Nos Reinos Mortais, as forças do Caos foram contidas por muitos anos pelo panteão de Sigmar. Quando ele se partiu, os reinos foram deixados a mercê do Caos. Os Deuses se uniram por um tempo quando dividiram os reinos entre eles. Mas quando a conquista acabou, a aliança se partiu, pois Khorne se rebelou contra seus aliados e suas tropas começaram a massacrar aqueles que lutaram ao seu lado – todos dando o seu melhor para provar sua devoção ao Senhor da Batalha. Essa batalha interna e o massacre arbitrário continuaram por anos além do mensurável, ate Sigmar retornar, trazendo um novo inimigo para que o Caos se unisse contra: Os Stormcast Eternals.
O Grande Jogo é eterno\ suas idas e vindas moldam a própria natureza do Caos, à medida que se manifesta pela galáxia e pelos reinos. Conte-nos sobre seus conflitos favoritos entre os servos do Caos nas páginas do Warhammer 40.000 e de Warhammer Age of Sigmar no Facebook – e se você quiser recria-los, consulte as várias caixas Start Collecting! com Daemons dos quatro Deuses do Caos.
Os daemons que são vendidos em caixas de start collection servem tanto para o 40k quanto para o age of sigmar?
Olá João, seja bem vindo.
Servem sim e são uma ótima pedida para quem busca começar a jogar nos dois jogos. 🙂
Opa, muito obrigado cara, acho que eu irei atrás deles então.