O Novo Warhammer: Pronto para a Prontidão!
Original aqui.
Temos acompanhado algumas das mudanças nas regras básicas que serão impactantes nas suas partidas. O estúdio recebeu muito feedback sobre a Prontidão – então temos mudanças propostas para torná-la uma ação mais planejada. O objetivo é melhorar o equilíbrio entre exércitos de combate corporal e os exércitos de ataque à distância, e acrescentar um pouco mais de estratégia.
O que é Prontidão?
Resumidamente, são os tiros supressivos que uma unidade realiza quando o inimigo corre em sua direção gritando e brandindo espadas.
A Prontidão cumpre um papel fundamental no Warhammer 40.000: faz com que os exércitos focados no combate corporal pense duas vezes antes de se jogar no inimigo, e o puni por investir contra uma unidade com um grande poder de fogo. Embora isso continue a ocorrer na nova edição, as coisas vão funcionar de forma um pouco diferente.
O que muda?
A primeira e principal mudança é que a Prontidão deixou de ser uma ação comum para se tornar um Estratagema Básico, que custa 1 Ponto de Comando. Como os Estratagemas só podem ser utilizados uma vez por fase, você tem que pensar bem sobre suas chances de sucesso. Por exemplo, Agressores armados com Manoplas Flamestorm certamente fritarão alguns dos seus… agressores, enquanto que meio esquadrão da Astra Militarum terá dificuldades para causar dano o suficiente e compensar o custo.
Uma vez que você decida realizar os Tiros de Prontidão, funcionará da mesma maneira que na edição atual – os tiros acertarão com uma jogada de 6, a menos que existam outras especificações.
Isso traz uma grande vantagem para os exércitos de assalto massivo, como Orks ou Tyranids, bons em lançar dezenas de unidades nas fileiras inimigas de uma vez. Se antes, cada uma destas unidades sofreriam fogo retaliatório, agora o oponente só poderá alvejar UMA das unidades em carga, então precisará escolher muito bem! Impedir o monstruoso Trygon de esmagar um tanque ou uma horda com 30 Hormagaunts de retalhar um pelotão de infantaria? Dúvida cruel.
Benefícios do Terreno
Ao se deparar com uma grande linha de tiro entrincheirada em terreno sólido, esse bônus fará o oponente pensar duas vezes, sobretudo se estiver se preparando para uma longa carga que pode falhar.
Veremos também que algumas unidades são beneficiadas por outras regras que modificam a Prontidão, como a regra Pelo Bem Maior do Império T’au. Uma de nossas favoritas é uma Habilidade de Batalha que suas tropas podem receber como parte de uma força da Cruzada, ganhando permanentemente uma Prontidão melhorada e GRATUITA.
Seus veteranos de sangue frio NÃO temem a carga inimiga! Tiros de Prontidão gratuitos podem não ser tão efetivos, mas são de grande valia porque não te impedem de utilizar o Estratagema na mesma fase.
Mas tenha cuidado, pois um inimigo esperto pode te surpreender se você estiver na zona de alocação dele. A regra de Reservas Estratégicas permite que uma unidade seja alocada em jogo, a partir da sua borda da mesa, dentro da Zona de Ameaça do inimigo (1″) e fazer ataques como se tivessem feito uma carga! Esta é uma situação que não ocorrerá com tanta frequência, mas é bem melhor do que a Prontidão para surpreender inimigos imprudentes.
Em geral, os atacantes pensarão com mais cuidado ao decidir a ordem das cargas a fim de forçar uma Prontidão prematura do oponente; e os defensores precisarão considerar se deveriam poupar os Tiros de Prontidão para depois. Você também verá que certas unidades ou situações permitem a Prontidão sem o uso do Estratagema – algo certamente de grande valia!
O que achou das mudanças na Prontidão? Visite nossa página do Facebook, Twitter ou Instagram e dê sua opinião, utilizando a tag #New40K, e fique ligado nas novas informações que continuaremos a publicar.
* Dê uma olhada neste artigo para saber mais sobre como os terrenos funcionam na nova edição.