O Novo Warhammer: Regras para Terreno e Linha de Visão
Original aqui.
Já dissemos que os Monstros e Veículos serão ainda mais assustadores na nova edição, e que as armas Explosivas trarão uma grande vantagem sobre inimigos numerosos – mas o que dizer sobre as possíveis vítimas? A partir do feedback de nossa equipe de testadores, assim como o de vocês, da comunidade de Warhammer, as regras para terreno sofreram grandes mudanças, a fim de proporcionar uma experiência mais equilibrada e imersiva. Eis algumas das mudanças…
Tipos de Terreno
Todos os tipos de terreno agora caem em uma de quatro categorias: Colinas, Obstáculos, Áreas Construídas e Construções. A interação entre os terrenos e as unidades dependem não apenas da natureza do terreno, mas do tipo de unidade.
Por exemplo, Colinas servem a diversos propósitos em um campo de batalha, sendo consideradas como terreno aberto e não oferecem cobertura. Obstáculos, por outro lado, são os melhores amigos dos pés-de-poeira, porque oferecem cobertura (que em geral acrescentam +1 nas jogadas de resistência contra armas à distância) a Infantaria, Besta ou Enxame se o obstáculo estiver entre o atirador e o alvo.
Características dos Terrenos
Ao montar um campo de batalha, você e seu(s) oponente(s) decidem quais características do terreno serão válidas para cara peça de cenário. Estas características são acumulativas, de forma que um único terreno pode oferecer diversos ajustes, como o jogador desejar. Por exemplo, você pode decidir que uma casamata oferecerá tanto Cobertura Leve quanto Cobertura Pesada, beneficiando os alvos de ataques de qualquer distância.
Você pode escolher as habilidades que tenham maior impacto no jogo, definindo se um terreno é Escalável, Atravessável ou Instável, por exemplo. Uma das principais delas é a Ocultação – pois não apenas faz com que uma área bloqueie a linha de visão, como também permite que grandes modelos sejam alvejáveis! Afinal, um Imperial Knight ultrapassa a maioria das construções, sendo um alvo fácil, além de ser impossível que suas grandes armas se posicionem adequadamente contra os atacantes.
Outro ponto a se notar é que mesmo que um terreno com Ocultação bloqueie a linha de visão de uma unidade em relação a outra, unidades DENTRO do terreno podem ser alvejados (embora possam receber o benefício da Cobertura), e podem atirar de volta. Contudo, foram-se os dias de desenhar linhas de visão atravessando janelas e buracos na parede, a fim de atingir o outro lado!
Para facilitar, o Livro de Regras do Warhammer 40000 trará algumas regras básicas para a maioria dos terrenos.
No final do capítulo sobre terrenos, teremos vários exemplos de campos de batalha, cada um explicando a lógica subjacente à escolha e ao posicionamento dos terrenos, o que é realmente útil, visto que a quantidade e a densidade do terreno é um fator importante para uma partida balanceada de 40k – pouco de menos beneficia exércitos de atiradores; terrenos demais trará vantagens para exércitos de assalto.
Sobre o tamanho das mesas…
Vários de vocês têm entrado em contato a respeito das medidas mínimas dos campos de batalha, apresentadas no último artigo. Estamos felizes de confirmar que você ainda pode utilizar suas mesas antigas (6’x4′ ou maiores), sejam elas ricamente detalhadas como o Realm of Battle, ou aquelas personalizadas à sua maneira.
O tamanho mínimo das mesas para Patrulha de Combate, Incursão, Força de Ataque e Massacre são apenas isso – tamanhos mínimos. Foram pensados para tornar o jogo mais acessível e compacto (e caber na maioria das mesas de jantar), mas podem ser facilmente adaptadas para o tamanho que você desejar. O tamanho mínimo também garante que as miniaturas não vão se espremer em partidas maiores, contando com bastante espaço para se moverem.
Esta foi nossa espiada nas novas regras de terreno, e amanhã, discutiremos as unidades que normalmente estão por cima – as Voadoras! Até lá, compartilhe suas ideias para terrenos em nossa página do Facebook!
1 Resultado
[…] * Dê uma olhada neste artigo para saber mais sobre como os terrenos funcionam na nova edição. […]