Facção em Foco: Aeldari
Original aqui.
Diferente de humanos emocionados, cuja mediocridade causou enorme turbulência na galáxia, os aeldari já conheciam a decadência que o Caos é capaz de causar antes mesmo dos primeiros homens baterem uma pedra na outra. Esta espécie ancestral está à beira da extinção, mas não se iluda – suas armas elegantes e sua capacidade psíquica de manipular o destino faz dela uma força letal perfeitamente adequada à nova edição do Warhammer 40k.
Visão Geral
Os Aeldari são uma força altamente móvel, com unidades capazes de examinar as tramas do destino e identificar o alvo ideal para um ataque cirúrgico, fortalecendo desta forma seus poderes que já são devastadores. E logo em seguida retirar rapidamente suas tropas. Suas fileiras são como as ondas, que avançam e retraem, de acordo com a maré do combate.
Regras da Facção
Tendo em suas fileiras Aspect Warriors de elite, e Guardian Hosts recrutados dentre a população dos Craftworlds, os comandantes aeldari vislumbram as Strands of Fate para descobrir as versões mais auspiciosas do futuro.
Esta regra cria uma reserva de dados que podem substituir suas jogadas de dados a cada rodada. Você pode jogar novamente para obter resultados mais fortuitos, mas cada tentativa de conseguir uma realidade mais vantajosa diminuirá essa reserva.
A regra do Battle Host Detachment leva esta habilidade mais adiante, permitindo que você jogue novamente um dado de Acerto e um dado de Ferimento toda vez que um disparo ou um ataque corpo-a-corpo é feito – afinal, eles não sobreviveram por milênios só para falhar em um ataque de grande importância.
Essa combinação permite que um aeldari intrépido trate resultados cruciais como simples possibilidades, arrancando a vitória das garras do fracasso.
Unidade em Destaque
Quando os Farseers se unem às tropas no campo de batalha, são capazes de mostrar poderes ainda mais cirúrgicos, engolfando unidades inimigas em estonteantes Eldritch Storms.
A habilidade de destrinchar Branching Fates faz com que seus Dados do Destino sejam ainda mais poderosos, mudando o resultado de uma jogada para 6, então é aconselhável guardá-la para substituir jogadas baixas. Fortune permite abençoar uma unidade, reduzindo em 1 as jogadas de Ferimento contra ela. Muito útil quando seus Guardian Defenders têm Toughness 3*. E diferente de seus correlatos psiônicos de raças inferiores, os aeldari não sofrem danos se seus poderes falham.
A experiência desses combatentes em muito ultrapassa a das tropas de espécies menores. Os Guardian Defenders empregam as shuriken catapults e armas pesadas especializadas.
Estes Defenders of Fate são dedicados a eliminar a escuridão da galáxia, gerando novos Dados de Destino para cada objetivo controlado, oferecendo maior versatilidade para os exércitos aeldari, geralmente compostos por unidades mais especializadas.
Armamento em Destaque
Poucas armas dentre o eclético arsenal aeldari são tão icônicas quanto o prism cannon. Uma sofisticada matriz de disparo emite um laser através de um prisma cristalino a fim de transformar seus disparos em dardos de luz que atravessam blindagem, ou em pulsos energéticos contra infantaria. Múltiplos Fire Prisms podem utilizar a habilidade Linked Fire para canalizar seus feixes de luz entre si, e garantir que sua presa não saia de seu alcance**.
Estratagema em Destaque
Os inimigos dos aeldari sabem que eles são rápidos e esquivos, e que seus planos tendem a falhar quando esses guerrilheiros imprevisíveis fazem retiradas e ocultam a própria presença.
O Battle Host Detachment otimizou este estilo traiçoeiro de combate, empregando a Fire and Fade para descarregar fogo massivo antes de saírem do alcance de contra-ataque.
A opinião do Estúdio
“A habilidade do exército aeldari é fortemente inspirada em sua capacidade de prever o futuro, e de alterar os fatos a fim de salvar sua espécie da extinção”, diz Robin, do Warhammer Design Studio.
“Rolar seus Dados de Destino no início do jogo nos lembra o ato de lançar as runas, e utilizá-los para alterar os momentos mais críticos de uma batalha é algo muito característico dos aeldari.”
“O destacamento da facção é repleto de artimanhas – ninguém disse que eles jogavam limpo. As datashets, como era de se esperar, são rápidos, poderosos, e extremamente especializados. Cada unidade tem uma função específica a cumprir, e nas mãos de um jogador habilidoso, unidades diferentes são capazes de combinar forças para eliminar o inimigo, apesar de sua fragilidade. Se o inimigo alcançar as unidades aeldari, elas não resistirão…”
Black Library
A coleção Path of the Aeldari de Gav Thorpe oferece uma visão abrangente da riqueza da cultura aeldari, no que três amigos nativos do Craftworld Alaitoc seguem por Caminhos distintos – as vocações sagradas abraçadas pelos aeldari por séculos a fio.
Às vezes, é necessário interferir para que uma guerra vã não prejudique o futuro de um Craftworld. Após a queda de Biel-Tan, uma nova facção aeldari acredita que é preciso romper as tradições e se unir ao Imperium – saiba mais sobre Yvraine e seu culto à morte em Ghost Warrior, o primeiro livro da série Rise of the Ynnari.
*Neutralizar um lascannon com um 3 na jogada de Ferimento é sempre bom.
** Eles tiveram milênios para estudar trigonometria. E não cometa o erro de apostar com eles na sinuca.
Aguardei essa análise. Não sei o quão bons eles se saíram com essa enxurrada de novidades para as facções temas da décima edição mas continuarei a emprega-los apaixonadamente como só eles são quando vestem a máscara ritualística da guerra.
atualmente eles são o exercito mais forte da edição, estão ganhando todos os campeonatos, hoje teve uma atualização que diminui a eficiência deles, vamos vê o quanto realmente os afetou.