Facção em Foco: World Eaters
Original aqui.
A galáxia está turbulenta, familiares e amigos se voltam uns contra os outros, e planetas inteiros ardem sob os risos de deuses sedentos. Em outras palavras, o melhor lugar para se estar – se você for um dos escolhidos do Deus do Sangue.
Os World Eaters são a carnificina encarnada, e estão aqui para saquear todos os benefícios da nova edição. Vamos ver o que os novatos* do Warhammer 40k são capazes de fazer com as novas regras.
Visão Geral
Se seu jogo é o combate corpo a corpo, os World Eaters são praticamente a única facção pra ficar atento. Suas habilidades sanguinolentas são fora da curva, e agora que todo mundo tá mais resiliente, eles têm mais oportunidades para chegar em suas vítimas.
Mas isso não quer dizer que os filhos de Angron são só músculos, e nenhum cérebro – a Legião escolhida por Khorne é surpreendentemente apta para controlar os objetivos distantes de seus oponentes, e podem proteger seu território, mesmo que seus guerreiros avancem em busca de mais sangue, crânios e outras cositas más.
Regras da Facção
Khorne, assim como os demais Deuses do Caos, pode ser imprevisível – mas os World Eaters, mais do que a maioria, usufruem de suas bênçãos, e são conhecidos pela habilidade de se adaptar às vicissitudes da guerra. A atenção flutuante do patrono da Legião é representada pela regra Blessings of Khorne, que faz com que você estabeleça uma reserva de dados a cada rodada, a fim de canalizar o poder do Deus do Sangue.
É óbvio que seriam oito dados. E o que fazer com eles? Acertou quem pensou em “utilize-os para ampliar seu exército com efeitos escolhidos em uma lista de habilidades”. Um grito de guerra marcando a sua escolha é recomendado, ainda que não seja obrigatório.
Cada bônus dura até o final da rodada, mas afeta todas as unidades de seu exército – o que não inclui aliados daemoníacos. A lista de habilidades indica que é possível escolher o que o Deus do Sangue ordenou exatamente para que a matança ocorra. Você ainda pode escolher duas delas, então uma boa jogada de dados pode sobrecarregar seu turno com velocidade, durabilidade ou força bruta, conforme necessário.
Unidade em Destaque
Khorne Berzerkers são a unidade básica de uma força dos World Eaters, varrendo o campo de batalha em uma torrente vermelha de lâminas motorizadas, em uma oração sangrenta em honra ao pode do Deus do Sangue. Combinam a resistência de um Space Marine com a força e a habilidade de fanáticos; e em um Blood Surge, são capazes de aumentar sua velocidade quando o inimigo atrair a sua ira.**
Sua Objective Control 2 e seu talento no combate aproximado fazem deles perfeitos para disputar objetivos, e uma vez que estiverem próximos o bastante, um Icon of Khorne tornará as jogadas da Blessings of Khorne mais confiáveis.
Se você pensou que poderíamos falar dos World Eaters sem mencionar o Anjo Rubro, você não poderia estar mais enganado. Angron mal arrasou a última edição e já está de volta – é o que se espera de um daemônio impossível de ser banido.
Cada golpe de Samni’arius and Spinegrinder é capaz de retalhar esquadrões inteiros de Space Marines. Reborn in Blood está de volta, e sinergiza diretamente com as Blessings of Khorne, então é só fixar alguns Icons of Khorne nos objetivos para deixar explícito que um Primarca Daemônio abatido retornará ainda mais furioso para o campo de batalha.
Khornatos mais ousados também notarão que a Wrathful Presence agora é ativada na Fase de Carga, permitindo que você escolha a Aura perfeita para a iminente Fase de Combate. Naturalmente, é possível utilizar tais habilidades no mesmo turno em que ele faz Deep Strike, fortalecendo imediatamente os aliados próximos à sua manifestação sangrenta.
Armamento em Destaque
Poucas armas do arsenal dos World Eaters podem ser descritas como algo mais complexo do que “um pedaço de metal grande e afiado”, mas eles não abrem mão do poder de fogo bruto que um bom e velho canhão é capaz de oferecer. O poderoso Lord of Skulls é capaz de equipar-se com vários deles em seu corpo gigantesco – e o daemongore cannon recebeu um aumento em Strength e Damage, a fim de lidar com qualquer inimigo, dos novos Terminators aos tanques super pesados.
E como era de se esperar, essa máquina demoníaca também um machado gigantesco. Estamos falando dos World Eaters, afinal.
Estratagema em Destaque
Estar na vanguarda de qualquer assalto é algo perigoso, e pesar de sua força e resistências sobrehumanas, os World Eaters podem ser neutralizados pelo fogo cerrado de seus inimigos. Felizmente, Khorne não aceita sacrifícios de Blood Offering de qualquer um dos lados, e ficará satisfeito em corromper o campo de batalha por meio das mortes de suas próprias tropas.
Visto que o Estratagema custa apenas um Command Point, é aconselhável ter um guardado para ocasiões nas quais o oponente traz suas armas mais poderosas para os objetivos críticos. Imagine a cara do oponente quando nem mesmo a total aniquilação de seus Berzerkers vai te impedir de ganhar os pontos de um objetivo.
A opinião do Estúdio
“Os World Eaters são a brutalidade encarnada – uma combinação mortífera de traumas intensos e explosões de hiperviolência e derramamento de sangue”, afirma Rick, do Warhammer Design Studio. “Ao criar as regras para os World Eaters, estava claro que eles não poderiam ter muita enrolação para resolver as coisas. Eles não são sutis, nem covardes – e assim são suas regras.
“Com altos valores de Strength, Attacks e AP, as unidades batem como um trem desgovernado. A habilidade da facção, Blessings of Khorne, permite que eles se adaptem rapidamente para realizar o tipo ideal de violência gratuita no momento certo, e ainda performar ações únicas, como a ressurreição sangrenta de seu Primarca Daemônio.
Black Library
Boa parte das obras sobre os World Eaters apresenta o incomparável Khârn the Betrayer – o guerreiro lendário da época da Khârn: Eater of Worlds, de Anthony Reynolds conta a gênese deste personagem icônico desde a Age of Darkness, ao passo que The Red Path reúne histórias de seus feitos mais recentes, escrito por Chris Dows.
O retorno de Angron à galáxia não passou despercebido, e os terríveis relatos do Daemon Primarch começa com Angron: The Red Angel, de David Guymer. Testemunhe o momento de seu retorno das perspectivas de três World Eaters distintos, cada um com suas impressões sobre o novo despertar de seu patriarca.
Mas não se prenda às nossas palavras – o autor falou bastante a respeito do título em uma entrevista feita em fevereiro.