Estreando a Décima Edição: Votann x Necrons
Nesse último fim de semana, finalmente testei a décima edição do Warhammer 40.000, mas devido a disponibilidade dos exércitos, os Legionários resolveram testar o modo Combat Patrol¹.
Joguei com o Legionário Pedro, que embora esteja montando um exército de Astra Militarum, não tinha miniaturas suficientes disponíveis, e assim, resolveu utilizar meu exército Necron (isso foi acordado previamente e ele teve alguns dias para estudar o exército). Enquanto eu, estava ansioso para testar meu novo exército, que ainda está sendo montado, as Ligas de Votann.
Em meio ao relatório de batalha, deixarei alguns quadros em destaque com comentários de Pedro sobre momentos específicos da partida.
Preparação
Como dito anteriormente, usamos o modo Combat Patrol, se você não conhece, leia o rodapé deste artigo e veja os documentos (em inglês) de cada um dos exércitos usados:
A missão selecionada foi Scorched Earth, na qual ganhamos 5 pontos de vitória ao controlar um objetivo no fim da fase de Comando ou podemos destruir um dos objetivos do meio ou oposto, no inicio da fase de Comando, se estivermos controlando-o, ganhando 10 pontos.
Na preparação da partida, pensei em ignorar o Perseguidor da Destruição dele, pois não achei que teria poder de fogo para lidar com ele. Pensei em encerrar rapidamente com os Guerreiros Necrons, para evitar o uso excessivo do Protocolo de Reanimação deles. Duas decisões que fariam eu me arrepender drasticamente durante a partida.
Também resolvo anexar meu Kahl a meus Hearthkyn, e divido-os em duas unidades, deixando as armas especiais e os equipamentos com os modelos anexados ao Kahl. Faço isso, pois sei que a unidade que avançar, morrerá logo, então quero poupar meus equipamentos e as armas melhores, deixando-os atrás.
Pedro: Como só tinha uma opção pelas regras, resolvi anexar meu Senhor Supremo aos Guerreiros.
Posicionamento
Após o Posicionamento das unidades, sabendo que serei o primeiro a começar o jogo, aproveito o movimento da habilidade Batedor 9” dos Pioneiros Hernkyn para me aproximar ao máximo dos Guerreiros Necrons dele. Também seleciono o objetivo perto da minha Zona de posicionamento como sendo meu Objetivo Secundário.
Primeiro Turno
No primeiro turno, coloco minha estratégia em prática. Com meu Kahl, dou 1 marcador de Julgamento para os Guerreiros Necrons; Avanço as motos direto até eles, atirando com tudo e evitando visibilidade para o Perseguidor da Destruição.
Enquanto isso, avanço com uma das minhas tropas de Hearthkyn para o objetivo mais próximo, também tentando evitar visibilidade para o Perseguidor da Destruição. Mas tentando deixá-lo no alcance para alguns dos Guerreiros Necrons. Mantenho as duas outras unidades no mesmo lugar (outros Hearthkyn anexados ao Kahl e os Beserks).
Ainda sobram 4 Guerreiros Hearthkyn. Meu adversário, sabiamente, destruiu os modelos que estavam no alcance dos meus Hearthkyn, assim não pude usá-los para este fim. Então, na ânsia para eliminá-los, caio na besteira de fazer uma carga com minhas motos, ignorando completamente o Senhor Supremo que estava anexado a eles. Para meu azar, ou simplesmente por subestimá-los, sobrou um Guerreiro Necron e o Líder deles tratou de destruir uma das minhas motos.
Pedro: Durante o Posicionamento, fiz o máximo para esconder meus Guerreiros da visão de suas outras tropas. Ao escolher atirar primeiro com as bikes, Kirlian me permitiu retirar os únicos modelos que não estavam tão bem escondidos de sua infantaria.
No primeiro turno dos Necrons, as coisas não foram boas pra mim, os Guerreiros Necrons, como era de se esperar, começaram a voltar. O Senhor Supremo deles, terminou de matar minhas motos, ganhando assim, outro marcador de Julgamento. O Perseguidor da Destruição avançou e eliminou 4 dos 5 Hearthkyn que estavam no objetivo. Os Escaravelhos dele vieram para cima, mas não fizeram carga. Os Skorpekh também avançaram, mas permaneceram escondidos no meio da mesa.
Pedro: Apesar das coisas terem ido bem no primeiro turno, confesso que fiquei apreensivo quando a única arma a distância, que por sinal só pode ser disparada uma vez, boa para ferir as motos foi contra as possibilidades falhou e, precisando de 2 ou mais, eu tiro um 1. 🤣 (ele está falando da Flecha de Táquion do Senhor Supremo)
Necrons 0 x 0 Votann
Segundo Turno
No Segundo turno, com a habilidade do meu Kahl, dou um marcador de Julgamento para a unidade de Skorpekh. Também consigo marcar 9 pontos pelo objetivo (3) que está com meus Beserks (embora os últimos 4 pontos só marco no final do turno), perto da minha zona de Posicionamento. Mas não marco o outro objetivo (6), pois falhei no teste de Choque de Batalha do Confrade solitário que sobrou (algo chato, mas menos tenso do que perder o último modelo, como era nas edições anteriores).
Aproveitando que os Skorpekh estavam no meio da mesa e com o marcador de Julgamento, movi para frente meus Beserks (infelizmente não consegui fazer a carga e esqueci de atirar a granada topeira). Também movi minha unidade de Hearthkyn que estava com o Kahl, afim de maximizar meus tiros nos Skorpekh, infelizmente não fiz nada neles (depois percebi que esqueci do aprimoramento do Kahl que permite a unidade rejogar os acertos).
As coisas realmente não estavam indo bem.
No segundo turno Necron, o Senhor Supremo junto a sua unidade de Guerreiros, avança até o objetivo mais próximo (4) e o controla, aproveitando para atirar junto ao Perseguidor da Destruição – este movendo-se até o objetivo (6) que antes estava com minha unidade – na unidade de Hearthkyn que está com o Kahl. Mataram 2 deles. Os Escaravelhos também fizeram uma carga neles para tentar levar mais algum, mas não fizeram nada e nem eu fiz neles, pois como eu disse, esqueci de rejogar os acertos.
Os Skorpekh fizeram uma carga nos meus Beserks, e mataram 3 deles. Mas a habilidade de poder lutar antes de serem removidos ativou e consegui eliminar a unidade completa dos Skorpekh.
Pedro: Apesar de arriscar a carga dos Skorpekh nos Beserks, não estava muito confiante do resultado. Não foi uma completa perda, mas o anões batem muito forte.
Necrons 10 x 9 Votann
Terceiro Turno
No Turno 3, continuo marcando pontos apenas pelo objetivo (3) que estava com meus Beserks. Dessa vez coloco um marcador de Julgamento no Perseguidor da Destruição, que está ameaçadoramente no meio da mesa e não tem mais como ignorá-lo.
Começo o turno andando com meu Hearthkyn solitário para controlar o outro objetivo e tento deixá-lo o máximo escondido do Perseguidor da Destruição. Também movo meus Beserks para saírem da linha de visão do Perseguidor da Destruição.
Recuei com minha unidade de Hearthkyn anexada ao Kahl, e com eles, atirei no Perseguidor da Destruição (eu já estava entrando em desespero, não sei se foi uma boa ideia), chegaram a causar 2 Ferimentos no Perseguidor da Destruição, longe de ter sido eficiente.
Complemento isso, fazendo uma carga com meus Beserks no Perseguidor da Destruição. Resultou em mais 4 Ferimentos, já começou a fazer algo, mas isso não duraria.
No turno 3 dos Necrons, o Perseguidor da Destruição, e alguns Guerreiros Necrons mataram os outros Hearthkyn que estavam com meu Kahl. E outros Guerreiros Necrons eliminaram meu Confrade solitário que controlava o objetivo.
Meu adversário resolveu aproveitar que já não me restava muita coisa, e fez uma carga com os Guerreiros Necrons nos Beserks que estavam engajados com o Perseguidor da Destruição, e somando as duas unidades mais o Senhor Supremo anexado, mataram mais um Beserk.
Necrons 20 x 18 Votann
Quarto Turno
Começo do turno 4, não me restava mais nada, apenas o Kahl e um modelo da unidade de Beserks, adiciono outro marcador de Julgamento para o Perseguidor da Destruição, apenas por fazer. E marco mais 9 pontos do objetivo que eu já controlava.
Mato os Escaravelhos com meu Kahl, e consolido para próximo desse objetivo que me restava. O Beserk restante morre no combate corpo a corpo contra o Perseguidor da Destruição, Guerreiros Necrons e o Senhor Supremo.
Os Necrons, com a partida já garantida, só partem para terminar a humilhação, atirando no meu Kahl com tudo, que ainda sobreviveu até o combate corpo a corpo, que foi engajado pelos Guerreiros Necrons, aqui já com a unidade quase totalmente recuperada, e o Senhor Supremo que finalizou-o.
Necrons 30 x 27 Votann
Quinto Turno
Então simulamos o turno 5 dos Necrons, apenas para contabilização total dos pontos e terminamos.
Necrons 50 x 27 Votann
Considerações
Foi isso, cometi vários erros e meu oponente soube devidamente aproveitá-los. O Perseguidor da Destruição acabou não sendo tão problemático quando eu pensava, deveria ter focado nele com as motos e evitado que elas tomassem carga. O jogo teria seguido por uma direção totalmente diferente, mas só saberei se tivermos uma revanche.
Sobre a Décima edição, em suas regras básicas, me pareceu está bem redondinha, pelo menos para uma partida limitada como a Combat Patrol. Gostei de usar os Votann finalmente em jogo, a mecânica de Julgamento é divertida, vamos ver como eles se saem em uma partida normal.
Pedro: A partida foi bastante divertida. Confesso que, desde o anúncio das regras, eu estava hypado pela 10° edição. Infelizmente não pude jogar com os verdadeiros heróis do império, mas me me surpreendi positivamente jogando com os Necrons. Até então, extremamente divertida a mecânica de protocolo de reanimação, as armas dão realmente o sentimento de que você está portando a elite tecnológica da galáxia e a volta dos seus guerreiros faz jus ao título de “Undying Legion”
- Combat Patrol é um novo modo de jogo do Warhammer 40.000, que usa as mesmas regras da partida normal da Décima Edição, com algumas diferenças:
- Exércitos fixos: os exércitos são fixos, baseados nos conteúdos das caixas homônimas, Combat Patrol. Não é possível escolher opções de equipamentos ou de unidades. Embora ainda seja possível escolher o objetivo secundário e o aprimoramento. As facções e unidades são um pouco diferentes do modo normal, em prol do equilíbrio entre as caixas de CP.
- Missões próprias: as missões do modo Combat Patrol são diferentes do modo normal
- Espaço pequeno: O espaço necessário para jogar é menor do que uma partida de 1000 pontos, sendo de 30″ x 44″ e a quantidade de miniaturas é aproximadamente equivalente a uns 500 pontos do modo normal.